O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional solicitou mandados de prisão para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e para o líder do Hamas em Gaza, por crimes de guerra.
Karim Khan KC disse que havia motivos razoáveis para acreditar que ambos os homens eram responsáveis criminais por crimes de guerra e crimes contra a humanidade desde pelo menos 7 de outubro de 2023.
O ministro da defesa israelense, Yoav Gallant, e o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, e seu chefe militar, Mohammed Deif, também são procurados para prisão.
O TPI, com sede em Haia, tem investigado as acções de Israel nos territórios ocupados durante os últimos três anos – e, mais recentemente, também as acções do Hamas.
Netanyahu chamou recentemente a perspectiva de figuras importantes de Israel ingressarem na lista de procurados do TPI como “um ultraje de proporções históricas”.
Esta notícia de última hora está sendo atualizada e mais detalhes serão publicados em breve. Atualize a página para a versão mais completa.
Com informações da BBC.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!