O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou em entrevista ao Globo que levará “alguns meses” para que a vida da população no estado volte a “algo perto do normal”. Leite destacou que bairros e trechos inteiros de cidades precisarão ser reconstruídos em outras localidades.
Leite reconheceu a falha do sistema antienchente de Porto Alegre, mas afirmou que ainda não é possível determinar se isso ocorreu por falta de manutenção ou por não ter sido projetado para uma inundação de tal intensidade.
O governador também revelou seu desejo de não postergar o debate sobre um possível adiamento das eleições para as prefeituras gaúchas, alertando que “trocas de governos municipais podem atrapalhar o processo de reconstrução”.
Ele argumenta que o próprio debate eleitoral dificultaria a recuperação.
“Junho já é um momento pré-eleitoral e em julho se estabelecem as convenções. É um debate pertinente. O Estado estará em reconstrução, ainda em momentos incipientes, em que trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo. O próprio debate eleitoral pode acabar dificultando a recuperação”, declarou o tucano.