Menu

Estudo da UFRJ identifica os dois maiores disseminadores de fake news sobre tragédia no RS

Um estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador digital Pablo Marçal como principais propagadores de desinformação sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. A análise abrangeu o período de 27 de abril a […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Um estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador digital Pablo Marçal como principais propagadores de desinformação sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.

A análise abrangeu o período de 27 de abril a 10 de maio.

O estudo revelou que Eduardo Bolsonaro utilizou as redes sociais para “denunciar” uma suposta demora do presidente Lula em aprovar o envio da Força Nacional ao Rio Grande do Sul.

Além disso, criticou a decisão de Lula de visitar primeiro a cidade de Santa Maria em vez de Porto Alegre no início da tragédia.

Segundo Bolsonaro, a escolha teria sido influenciada pelo secretário de comunicação Paulo Pimenta, natural de Santa Maria, que era o município mais afetado no dia da visita presidencial em 2 de maio.

Já Pablo Marçal foi identificado como disseminador da informação falsa de que a Polícia Rodoviária Federal estaria impedindo caminhões com doações de chegarem às vítimas das enchentes.

Marçal também acusou a TV Globo de receber dinheiro para esconder a realidade da tragédia e manipular a opinião pública.

Outros disseminadores

O estudo também destacou outros nomes como principais disseminadores de fake news: o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), a influenciadora digital cristã Michele Dias Abreu, o empreendedor Leandro Ruschel e o médico Victor Sorretino.

Principais narrativas falsas

Entre as desinformações mais compartilhadas estavam: “Lula não está comprometido com as vítimas das enchentes”, “Marina insiste em culpar Bolsonaro pela tragédia”, “Starlink é a única internet que está ajudando nos resgates”, “Show da Madonna recebeu recursos que deveriam ir para o RS”.

Outras notícias falsas incluíam “Governo está impedindo que doações cheguem às vítimas”, “As chuvas são um castigo de Deus”, “A tragédia foi planejada por globalistas” e “Figuras de direita estão ajudando mais que o governo”.

Anúncios Enganosos

O Netlab identificou 381 anúncios enganosos e 51 anúncios com desinformação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul nas plataformas da Meta. Também foram encontrados anúncios fraudulentos promovendo produtos ou informações enganosas com o intuito de gerar lucro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

samucada

21/05/2024 - 14h27

Os inimigos da pátria, mesmo na catástrofe, continuam com a imbecilidade da desinformação, achando que o povo é imbecil com eles. Estão desmascarados e ainda acham que podem se esconder. Os que se julgam acima do poder de Deus, verão o quanto ele é verdadeiro e não atende a mentirosos de plantão, oportunistas, aves de rapina, carniceiros.

carlos

20/05/2024 - 15h03

Bruno Silva, gostaria de concordar, com a tua burrice, e pasmaceira, vcs estão nessa situação, porque a máscara no teu olho, é grande, que se julga, um ariano de raça superior, mas tua burrice é tamanha, que não enxerga um palmo a frente do nariz, se isso tivesse de corpos pendurado no telhado o exército teria relatado o fato seu gaúcho asqueroso.

Bruno Silva

20/05/2024 - 11h30

Vocês deviam ter vergonha de fazer um “estudo” destes, no que é claramente uma manipulação da opinião pública. Eu moro no sul, estou no MEIO da tragédia, o meu dia é ajudar pessoas que como eu, perderam muito. E adivinha? o Marçal NÃO MENTIU em absolutamente nada, e quem discorda, convido a vir aqui. E vou além, os números oficiais não estão corretos, contabilizamos mais de 2 mil pessoas vítimas. Para vocês terem uma idéia, estamos tendo que pendurar corpos em cima dos telhados, por que há um repressão política, uma represália que está vindo de alguém de cima, que não está deixando mais que haja resgate. Eu queria muito, com todo meu coração, que fosse mentira o que o Pablo Marçal está dizendo, mas infelizmente não posso. E sinceramente, ele não está dizendo nem metade dos absurdos que estamos passando no dia a dia.

bandoleiro

20/05/2024 - 11h26

A UFRJ é uma “fakeuldade” ha muito tempo.


Leia mais

Recentes

Recentes