Conheça Mohammad Mokhber, o presidente interino do Irã

O novo presidente interino do Irã, Mohammad Mokhber, no aeroporto de Mehrabad, em Teerã, em 28 de maio de 2023 [Majid Asgaripour/WANA via Reuters]

Mokhber liderou o conglomerado de caridade multibilionário do líder supremo iraniano durante 14 anos.

Mohammad Mokhber é o presidente interino do Irã agora, depois que o falecido presidente Ebrahim Raisi e outras autoridades foram confirmados como mortos em um acidente de helicóptero e o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, aprovou sua adesão ao cargo.

O ex-primeiro vice-presidente manteve uma reunião extraordinária com o chefe do judiciário Gholamhossein Mohseni Ejei e Mohammad Bagher Ghalibaf, o presidente do parlamento, na manhã de segunda-feira.

De acordo com a constituição, os três devem dar início a uma nova eleição presidencial a ser realizada dentro de 50 dias.

Mokhber permanecerá como presidente interino até então. “Seguiremos o caminho de Raisi no cumprimento das funções que lhe foram confiadas sem quaisquer interrupções”, disse ele, citado pela mídia estatal.

Primeiro vice-presidente

Mokhber foi nomeado primeiro vice-presidente por Raisi em agosto de 2021, logo após a posse de Raisi.

Ele é a sétima pessoa a exercer essa função desde a revisão da constituição em 1989 – e um dos mais influentes.

Como primeiro vice-presidente, Mokhber viajou por todo o país para inaugurar uma variedade de projetos de desenvolvimento governamental e acompanhou Raisi ou liderou ele próprio delegações em muitas viagens ao exterior. Ele teria visitado a Rússia, juntamente com altos funcionários militares e de segurança, para discutir transferências de armas.

Mokhber estava numa lista de indivíduos e entidades sancionadas pela União Europeia em 2010 por alegado envolvimento em atividades relacionadas com os programas nucleares e de mísseis balísticos do Irã. Dois anos depois, o bloco o retirou da lista.

Ao contrário de outros países, a primeira vice-presidência do Irã é uma posição nomeada – não eleita – que assumiu alguns dos poderes do primeiro-ministro depois da posição ter sido abolida em 1989.

Existem vários vice-presidentes nomeados servindo simultaneamente no Irã, cada um assumindo diferentes aspectos dos assuntos executivos, mas operando principalmente como um gabinete.

A posição de Mokhber foi a principal entre os vice-presidentes.

Ele foi selecionado porque tinha uma forte ligação com o cargo de líder supremo, como o próprio falecido presidente, e com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).

Ele também era visto como um homem de ação, com longa experiência na gestão de assuntos executivos de grande escala.

Setad

Antes da sua nomeação para a vice-presidência, Mokhber serviu durante 14 anos como chefe da Setad do Irão, ou Organização para a Execução da Ordem do Imam Khomeini.

A Setad é um conglomerado económico altamente poderoso estabelecido sob o comando do primeiro líder supremo do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, para se concentrar em assuntos de caridade.

Acredita-se agora que vale dezenas de milhares de milhões de dólares e permanece sob o controlo direto do líder supremo iraniano.

Setad e Mokhber foram sancionados pelos Estados Unidos em 2021, com o Tesouro dos EUA alegando que a organização estava envolvida em violações de direitos, entre outras coisas, incluindo a violação “dos direitos dos dissidentes ao confiscar terras e propriedades de opositores ao regime”.

Mokhber foi o chefe da Setad durante o início da COVID-19, numa altura em que o Irão foi de longe o mais atingido pela pandemia no Médio Oriente. Quase 150.000 pessoas morreram de COVID, de acordo com números oficiais – acreditando-se que os números reais sejam muito mais elevados.

Sob sua supervisão, a Setad desenvolveu a COVIran Barekat , a principal vacina contra o coronavírus fabricada pelo estado.

Vida pregressa

Nascido em Dezful, na província sudoeste do Khuzistão, o homem de 68 anos formou-se em engenharia eléctrica e também possui um doutoramento em direito internacional.

Ele atuou no setor bancário e nas comunicações no início de sua carreira, tendo atuado como chefe da Autoridade de Telecomunicações do Khuzistão e depois sendo promovido a vice-governador da província na década de 1990.

Antes de ascender à Setad, Mokhber foi deputado noutro bonyad, a poderosa Fundação Mostazafan, que também foi fundada pelo Líder Supremo Khomeini como uma fundação de caridade.

FONTE : AL JAZEERA

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.