Mandato de Zelensky expira dia 20 de maio

O presidente Joe Biden caminha com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antes de uma sessão de trabalho sobre a Ucrânia durante a Cúpula dos Líderes do G7 em Hiroshima, em 21 de maio de 2023.

A lua de mel entre o Norte Global e o presidente ucraniano, Zelensky, parece estar se esgotando. E o fato dele ter cancelado as eleições, e seu mandato expirar no início desta semana, não o ajuda em nada. Confira essa nota publicada pela Economist, uma das revistas mais antirussia, pró-guerra e pró-ucrânia do Ocidente.

Na Economist:

Líderes | Mais cinco anos?
O mandato presidencial de Volodymyr Zelensky expira em 20 de maio
O que isso significa para o seu país?

Abraham Lincoln venceu uma eleição presidencial na América devastada pela guerra civil em 1864, e FDR garantiu seu quarto mandato em 1944 enquanto tropas americanas estavam em ação em todo o mundo. Winston Churchill, por outro lado, evitou o eleitorado até que a guerra na Europa acabasse em 1945, momento em que foi expulso. Realizar uma eleição quando inimigos estão ocupando seu território ou lançando bombas sobre ele, e quando grandes números de seus cidadãos estão fora lutando, é complicado. Não realizar uma eleição é complicado de uma maneira diferente, abrindo aqueles no poder à acusação de ilegitimidade. Esse é o dilema em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontra, pois seu mandato de cinco anos expira em 20 de maio. Ele não pode realizar eleições agora, mas deve se preparar para realizá-las eventualmente.

A constituição da Ucrânia é confusa. O Artigo 103 afirma que o presidente é eleito por um mandato de cinco anos; mas o Artigo 108 diz que ele ou ela exerce o poder até que um novo presidente seja inaugurado. Uma lei de longa data (embora não uma disposição constitucional) diz que eleições não podem ser realizadas quando a lei marcial está em vigor, como tem sido na Ucrânia desde que a Rússia iniciou sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.