Um estudo da Curtin University na Austrália indica que os continentes atuais se unirão em uma única massa terrestre, formando o supercontinente Amásia.
A previsão é que isso ocorra entre 200 e 300 milhões de anos no futuro, com o fechamento do Oceano Pacífico.
Como os cientistas estudam as mudanças continentais
Utilizando supercomputadores, pesquisadores simulam colisões tectônicas e movimentos dos continentes.
Chuan Huang, líder do estudo, explica que a cada 600 milhões de anos, os continentes se juntam, formando um supercontinente. Este ciclo é um processo natural do planeta.
A formação de Amásia terá profundas implicações para o meio ambiente. Segundo Zheng-Xiang Li, coautor do estudo, a união dos continentes provocará mudanças drásticas nos ecossistemas e no clima mundial.
Impactos climáticos e ambientais previstos
– **Redução do nível dos oceanos:** Menos espaço de costa e mais área terrestre resultarão na diminuição do nível dos oceanos.
– **Aumento das áreas desérticas:** Grandes áreas do supercontinente serão expostas a condições climáticas extremas, com altas temperaturas durante o dia e baixas temperaturas à noite.
– **Alterações na biodiversidade:** Mudanças nos habitats naturais exigirão adaptação significativa das espécies, podendo levar à extinção de algumas e ao surgimento de novas.
Com informações de History e Universidade Curtin