A principal facção criminosa do Rio Grande do Sul planejou uma série de furtos a empresas durante as enchentes que atingiram Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, segundo a Polícia Civil.
Sete suspeitos de integrar a facção foram presos por associação criminosa e receptação. Três prisões ocorreram ontem à tarde em uma ação da Brigada Militar. Outras quatro prisões aconteceram na última segunda-feira, 13, quando agentes encontraram um imóvel com produtos furtados.
Investigação e saques
De acordo com as investigações, a organização criminosa orquestrou saques em empresas de grande porte e supermercados de Eldorado do Sul. A facção Os Manos é apontada como a principal atuante no estado.
Agentes encontraram TVs, caixas de som, geladeira, máquina de lavar roupas, freezer e engradados de cerveja no local. Os saques ocorreram após a determinação de evacuação total da cidade, que tem 42 mil habitantes. Moradores registraram a cidade alagada em vídeos nas redes sociais. “A água tirou a cidade do mapa”, disse a moradora Rafaela Bastos.
Medidas de segurança
Com medo de uma onda de saques, a polícia estabeleceu rondas noturnas com barcos em áreas comerciais de Porto Alegre. As patrulhas começam ao anoitecer e continuam até o amanhecer.
Balanço
Em um balanço atualizado no último domingo, 12, a Brigada Militar e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul já haviam prendido ao menos 60 pessoas por crimes durante as chuvas. Os detidos são suspeitos de envolvimento em saques, furtos e roubos durante a situação de calamidade.
Com informações do UOL