Magda Chambriard foi escolhida como a nova presidente da Petrobras e se reuniu com Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias.
De acordo com informações da colunista Malu Gaspar, no O Globo, Chambriard prometeu acelerar projetos considerados estruturantes pelo governo, como a retomada da refinaria Abreu e Lima e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, além de investimentos em gás e fertilizantes.
A construção das refinarias foi interrompida devido ao escândalo de corrupção conhecido como “petrolão”, e os investimentos em fertilizantes foram suspensos na gestão de Michel Temer por serem considerados antieconômicos.
Desde que reassumiu a presidência, Lula vem cobrando a retomada desses projetos, que ele considera geradores de emprego e renda.
Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, foi demitido após conflitos públicos envolvendo a distribuição de dividendos extraordinários da companhia.
Prates defendia a liberação de metade dos R$ 43,9 bilhões que sobraram no caixa após o pagamento dos lucros e dividendos regulares, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também defendia o pagamento dos dividendos.
A abstenção de Prates na reunião do conselho gerou uma queda de R$ 55 bilhões no valor das ações da Petrobras.
Aliados de Lula afirmam que ele nunca perdoou Prates por se abster na votação dos dividendos. Magda Chambriard foi escolhida após Lula sondar outras opções, incluindo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. A escolha de Chambriard foi defendida pelos ministros Rui Costa e Jaques Wagner.
Magda Chambriard, em sua conta no LinkedIn, já defendeu a exploração de petróleo na Margem Equatorial e a retomada dos investimentos em refino.
Em março, Prates concluiu a licitação para as obras em Abreu e Lima, escolhendo subsidiárias da ex-Odebrecht e da Andrade Gutierrez, envolvidas no escândalo de corrupção.
A concorrência para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro foi aberta no último dia 2 e ainda está em andamento. Chambriard terá a missão de acelerar todas essas obras e projetos. Segundo fontes próximas, Lula espera que Chambriard coloque a Petrobras de volta à filosofia de grandes obras e investimentos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!