Irã reafirma necessidade de desarmamento de Israel e fim da ocupação da Palestina para alcançar paz na região

FIRAS MAKDESI/Reuters

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hosein Amir Abdolahian, enfatizou neste domingo, 12, durante a terceira Conferência de Diálogo Árabe-Iraniano, realizada em Teerã, a urgência do desarmamento do regime israelense e do término da ocupação da Palestina como condições essenciais para a estabilidade na Ásia Ocidental.

Abdolahian denunciou que o povo palestino tem sido privado de seus direitos pela entidade sionista, ressaltando a guerra travada por Tel Aviv contra a Faixa de Gaza nos últimos sete meses como uma prova da realidade da questão palestina.

O ministro iraniano condenou a formação do regime israelita com base na violação dos direitos dos palestinos, na ocupação e no extremismo, argumentando que isso compromete a possibilidade de uma convivência pacífica com as nações da região.

Ele também criticou os Estados Unidos por seu apoio incondicional aos crimes e genocídio cometidos pela entidade sionista contra o povo palestino, ressaltando a violação das alegações americanas de defesa da paz, democracia e direitos humanos.

Abdolahian destacou a importância da realização de um referendo como solução política para a questão palestina e defendeu o estabelecimento de uma região livre de armas nucleares na Ásia Ocidental como um passo crucial para alcançar paz e estabilidade sustentáveis.

O Irã expressou sua disposição de cooperar com países regionais e membros do mundo muçulmano e árabe para concretizar os direitos do povo palestino. O ministro sublinhou a determinação do Irã em promover a compreensão e a convergência entre os países da região, citando o restabelecimento das relações com a Arábia Saudita como um exemplo dessa política, e destacou o interesse do Irã em fortalecer laços com outros estados do Golfo Pérsico.

Com informações da HispanTV

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.