Maioria dos brasileiros rejeita reeleição de Lula para 2026, diz Quaest

RICARDO STUCKERT/PR

Uma pesquisa recente realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 13, revela que a maioria dos brasileiros não apoia a reeleição do presidente Lula para o próximo mandato em 2026.

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados se posicionaram contra uma nova gestão do atual presidente, enquanto 42% expressaram apoio à sua continuidade no cargo e 3% não souberam ou preferiram não responder.

Os dados indicam que o descontentamento com Lula é mais acentuado entre o eleitorado masculino, jovem e de renda mais alta.

Entre os homens, a rejeição ao novo mandato atinge 59%, com apenas 38% favoráveis. Na faixa etária de 16 a 34 anos, 57% se opõem à reeleição, em contraste com 39% que são favoráveis.

O segmento da população com renda superior a cinco salários mínimos mostra a maior resistência à ideia de reeleger Lula, com 66% contrários e apenas 29% favoráveis. No entanto, entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, a situação se inverte, com 54% apoiando um novo mandato para o presidente.

Regionalmente, o Sudeste apresenta o maior índice de rejeição, onde 63% dos entrevistados afirmam que Lula não merece ser reeleito.

A situação é similar no Sul e nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 59% e 58% de rejeição, respectivamente. Em contrapartida, o Nordeste mostra-se mais favorável ao presidente, com 60% dos participantes apoiando sua reeleição.

A pesquisa também destaca que Lula encontra maior suporte entre os idosos, com 48% dos entrevistados com 60 anos ou mais acreditando que ele merece ser reeleito. Este apoio é comparativamente maior do que entre os mais jovens, onde 57% não veem a reeleição como uma opção favorável.

Comparativamente, Lula apresenta índices de intenção de voto melhores do que os do ex-presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2026.

Enquanto 47% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula, 49% disseram que não votariam, com 2% desconhecendo-o e 2% abstendo-se de responder. Para Bolsonaro, 39% votariam nele, mas 54% rejeitam a ideia, com 5% não conhecendo o candidato.

A pesquisa Genial/Quaest foi conduzida entre os dias 2 e 6 de maio, com 2.045 entrevistas presenciais, oferecendo um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.