Em um recente processo licitatório de três dias para a exploração de campos de petróleo e gás no Iraque, empresas chinesas saíram como grandes vencedoras, garantindo contratos para explorar cinco campos importantes.
Este evento, que ocorreu no último sábado, incluiu pela primeira vez uma área offshore nas águas do Golfo Árabe do país.
A rodada de licenciamento, que atraiu mais de 20 participantes, incluindo grupos europeus, chineses, árabes e iraquianos, teve como foco ampliar a produção de gás para atender à demanda doméstica.
Dentre os ganhadores, o Grupo Zhongman de Petróleo e Gás Natural (ZPEC) e o United Energy Group Ltd, ambos da China, destacaram-se, arrematando áreas estratégicas.
O ministério do petróleo iraquiano anunciou que o ZPEC adquiriu direitos sobre a extensão norte do campo de Bagdá Oriental e sobre o campo do Médio Eufrates, abrangendo as províncias de Najaf e Karbala. Além disso, o United Energy Group Ltd irá desenvolver o campo de Al-Faw, situado no sul de Basra.
Outras concessões importantes foram para a ZhenHua, que desenvolverá o campo de Qurnain na fronteira entre Iraque e Arábia Saudita, e para a Geo-Jade, que trabalhará no campo de Zurbatiya, localizado na província de Wasit.
Além das empresas chinesas, uma companhia curda iraquiana, o Grupo KAR, também se destacou, conquistando contratos para dois campos: Dimah, em Maysan, e Sasan & Alan, em Nínive.
A rodada de licenciamento é parte de uma estratégia maior do Iraque para atrair investimentos bilionários e desenvolver seu setor de petróleo e gás. O objetivo é aumentar a produção petroquímica local e reduzir a dependência das importações de gás do Irã, que são vitais para a produção de energia do país.
Esta iniciativa ocorre em um contexto onde gigantes petrolíferos ocidentais, como a Exxon Mobil Corp e a Royal Dutch Shell Plc, têm se retirado de projetos no Iraque, enquanto empresas chinesas têm ampliado sua presença. Isso reflete uma mudança significativa na dinâmica do investimento estrangeiro na indústria de hidrocarbonetos iraquiana.
Com o encerramento desta rodada, aproximadamente 20 projetos ainda estão em aberto para licitação, prometendo mais desenvolvimentos no setor energético do país nos próximos dias.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!