Menu

China e Sérvia elevam parceria estratégica abrangente

Xi e Vucic mantêm conversações e saúdam amizade cada vez maior O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, assinaram na quarta-feira uma declaração conjunta sobre a construção de uma comunidade com futuro partilhado na nova era em Belgrado, tornando a Sérvia o primeiro país europeu a construir tal comunidade com a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Xinhua

Xi e Vucic mantêm conversações e saúdam amizade cada vez maior

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, assinaram na quarta-feira uma declaração conjunta sobre a construção de uma comunidade com futuro partilhado na nova era em Belgrado, tornando a Sérvia o primeiro país europeu a construir tal comunidade com a China.

Na declaração conjunta, os dois países decidiram aprofundar e elevar a parceria estratégica abrangente China-Sérvia. A Sérvia foi o primeiro país da Europa Central e Oriental a tornar-se parceiro estratégico abrangente da China, há oito anos.

“É uma escolha estratégica feita por ambos os lados para construir uma comunidade China-Sérvia com um futuro partilhado na nova era. O seu objetivo é concretizar a aspiração dos dois povos por uma vida melhor. A sua fundação e força motriz vêm do apoio firme e ampla participação dos dois povos”, disse Xi aos repórteres durante uma conferência de imprensa conjunta com Vucic.

Xi também anunciou seis medidas para apoiar a construção de uma comunidade China-Sérvia com um futuro partilhado.

A China está pronta para importar mais produtos agrícolas diferenciados e de qualidade da Sérvia. A China saúda o aumento dos voos diretos entre Belgrado e Xangai pela Sérvia e incentiva as companhias aéreas de ambos os lados a lançar voos diretos entre Belgrado e Guangzhou.

O lado chinês ajudará 50 jovens cientistas sérvios em programas de intercâmbio com a China durante os próximos três anos e um total de 300 jovens sérvios serão convidados a estudar na China nos próximos três anos, disse Xi.

A China apoia a Sérvia na realização da Expo 2027 e enviará uma delegação para participar no grande espetáculo. A China incentiva suas empresas a participarem na construção de projetos relevantes, disse Xi.

Com esforços conjuntos da China e da Sérvia, o acordo de livre comércio entre os dois países entrará em vigor em 1º de julho, disse Xi.

Durante as suas conversações com Vucic na quarta-feira em Belgrado, Xi disse que as relações bilaterais entre a China e a Sérvia são mais ricas em conteúdo e tornaram-se um modelo de relações amistosas entre a China e os países europeus.

Xi pediu à China e à Sérvia que levem adiante a natureza inovadora das relações bilaterais, abram novas perspectivas de cooperação e façam da cooperação inovadora um novo ponto de crescimento dos laços bilaterais.

Xi foi saudado por dezenas de milhares de sérvios na quarta-feira e uma cerimônia de boas-vindas foi realizada fora do Palácio da Sérvia antes do encontro entre os dois líderes.

Bandeiras nacionais chinesas e faixas de boas-vindas em chinês estavam penduradas em edifícios históricos em Belgrado na quarta-feira.

Especialistas chineses e sérvios disseram que a reunião entre os dois chefes de Estado continuará a fornecer orientação de alto nível para o desenvolvimento sólido das relações bilaterais nos próximos anos e a injetar ainda mais vitalidade na amizade férrea e desgastada pelo tempo.

Bandeiras nacionais chinesas e banners de boas-vindas são exibidos em Belgrado, Sérvia, em 5 de maio de 2024. | VCG

Amizade férrea

Na terça-feira, um artigo assinado pelo presidente Xi intitulado “Que a luz de nossa amizade férrea brilhe no caminho da cooperação China-Sérvia” foi publicado na mídia sérvia Politika.

Xi observou no artigo que “sempre houve uma afinidade entre os povos chinês e sérvio, apesar da longa distância entre nós. Durante a amarga guerra antifascista e a nossa respectiva construção nacional no século passado, os povos chinês e sérvio forjaram uma amizade forte que se estende através do tempo e do espaço.”

“Em meio às transformações em curso, nunca vistas em um século no mundo, o nosso apoio mútuo permanece tão forte como sempre, a nossa cooperação é mais estreita e os nossos intercâmbios e aprendizagem mútua são mais substantivos. Quaisquer que sejam as mudanças no cenário internacional, a China e a Sérvia continuam a ser verdadeiros amigos e bons parceiros. Nossa amizade férrea está sempre crescendo, estabelecendo um modelo para interações entre estados e entre pessoas”, escreveu Xi.

A amizade duradoura e a cooperação vantajosa para todos entre a China e a Sérvia deixam claro para nós que uma relação bilateral mais forte está em conformidade com a tendência da história e serve os melhores interesses dos nossos dois povos. Também ajuda a promover o nosso progresso comum. Na nova jornada da nova era, a parceria estratégica abrangente China-Sérvia tem mais potencial para um maior crescimento.

Xi disse que a China e a Sérvia devem sempre ser bons amigos e tratar-se mutuamente com sinceridade, bons parceiros para uma cooperação ganha-ganha, desempenhar um papel exemplar na promoção da imparcialidade e da justiça e fortalecer a ligação sincera entre os seus dois povos.

Os observadores chineses e sérvios partilharam o consenso de que desde a última visita de Xi, a cooperação bilateral entrou rapidamente com numerosos frutos notáveis.

Com o apoio da China, centenas de quilômetros de rodovias foram construídos, a ferrovia mais rápida da Europa Oriental entrou em operação e as instalações de energia continuam sendo renovadas, disse Boyan Lalic, diretor do Instituto do Cinturão e Rota de Belgrado, ao Global Times na quarta-feira.

A ferrovia de alta velocidade construída na China que liga Belgrado a Novi Sad, barata e confortável, reduziu a viagem de 1,5 horas para apenas 36 minutos, tornando possível uma vida em duas cidades para muitos jovens em busca de oportunidades, descobriu o Global Times.

A ferrovia faz parte de um projeto mais ambicioso que liga Belgrado a Budapeste, capital da Hungria, que poderá terminar a construção até 2026, segundo estimativas. O projeto emblemático criou empregos, ofereceu experiência profissional e treinamentos únicos e permitiu que pessoas como a engenheira sérvia Aleksandra Milosavljevic “fizessem bons amigos com meus colegas chineses”.

A ferrovia de alta velocidade Belgrado-Novi Sad, de construção chinesa, com 80 quilômetros de extensão, transporta passageiros a velocidades de até 200 quilômetros por hora desde março de 2022. | Xinhua/Ren Pengfei

O comércio bilateral disparou de 596 milhões de dólares em 2016 para 4,35 bilhões de dólares em 2023 e a China tornou-se a maior fonte de investimento direto para a Sérvia em 2022, segundo dados oficiais.

Deem as mãos no cenário internacional

No artigo assinado, Xi escreveu: “Há vinte e cinco anos atrás, a OTAN bombardeou flagrantemente a embaixada chinesa na Iugoslávia. Isso nunca devemos esquecer. O povo chinês preza a paz, mas nunca permitiremos que tal tragédia se repita.”

A amizade China-Sérvia, forjada com o sangue dos nossos compatriotas, permanecerá na memória partilhada dos povos chinês e sérvio e inspirar-nos-á a avançar com grandes passos, escreveu Xi.

Dong Yifan, investigador do Instituto de Estudos Europeus, Institutos de Relações Internacionais Contemporâneas da China, disse que tanto a China como a Sérvia aderem à independência e ao não-alinhamento nas suas abordagens estratégicas, optando por seguir os seus próprios caminhos de desenvolvimento e opondo-se à hegemonia. “Compartilhamos um forte consenso em assuntos internacionais.”

A última parada da viagem europeia de Xi a três países é a Hungria, durante a qual se espera que uma série de acordos de cooperação sejam assinados, segundo relatos da mídia.

Tanto a Sérvia como a Hungria são países pilares da BRI proposta pela China e há muito que estão na vanguarda das relações dos países europeus com a China, com estreita cooperação, disse Dong, acrescentando que a diplomacia de alto nível tem desempenhado um papel fundamental na cooperação dos dois países.

He Zhigao, pesquisador do Instituto de Estudos Europeus do CASS, disse ao Global Times que a Sérvia e a Hungria “se destacam” entre os países europeus no que diz respeito aos laços em desenvolvimento com a China, em parte porque podem superar algumas restrições externas e tomar decisões mais independentes com base em seus próprios interesses.

Publicado originalmente pelo Global Times em 09/05/2024 – 12h39

Por Zhang Han em Belgrado

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes