SBT retira do ar fake news sobre doações no RS após gerar crise com governo e concorrentes

REPRODUÇÃO

O programa “Tá na Hora”, do SBT, gerou uma crise com o governo federal, a Globo e a Record após exibir, na última terça-feira, 7, uma reportagem falsa sobre caminhões com doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul que estavam sendo multados por falta de nota fiscal dos produtos.

A reportagem, apresentada por Márcia Dantas e Marcão do Povo, teve duração de 75 minutos e criticou as autoridades responsáveis pelas supostas multas.

Após a veiculação, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, pediu providências para desmentir a matéria. No dia seguinte, 8, o conteúdo foi removido das plataformas digitais do SBT, incluindo o YouTube, após ficar disponível por 16 horas.

Nos bastidores, segundo informações da coluna F5, a reportagem foi vista como um indicativo da nova linha editorial da emissora, que trocou recentemente seu diretor de jornalismo, nomeando Luiz Weber para o cargo.

A reportagem foi compartilhada pela vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti, que afirmou em seu Instagram: “Isso é jornalismo de verdade. Parabéns SBT!“.

A Globo e a Record desmentiram a reportagem em suas respectivas programações e através de publicações de seus profissionais.

Jornalistas que cobrem a tragédia no Rio Grande do Sul expressaram incômodo, argumentando que a matéria criou pânico desnecessário e dificultou o trabalho da imprensa.

Em nota, o SBT defendeu a reportagem, alegando que apenas relatou o que foi observado durante a cobertura no Rio Grande do Sul e que “não houve erro“. Além disso, a emissora afirmou “não possuir interesses políticos” no caso.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.