Menu

SBT retira do ar fake news sobre doações no RS após gerar crise com governo e concorrentes

O programa “Tá na Hora”, do SBT, gerou uma crise com o governo federal, a Globo e a Record após exibir, na última terça-feira, 7, uma reportagem falsa sobre caminhões com doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul que estavam sendo multados por falta de nota fiscal dos produtos. A reportagem, […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

O programa “Tá na Hora”, do SBT, gerou uma crise com o governo federal, a Globo e a Record após exibir, na última terça-feira, 7, uma reportagem falsa sobre caminhões com doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul que estavam sendo multados por falta de nota fiscal dos produtos.

A reportagem, apresentada por Márcia Dantas e Marcão do Povo, teve duração de 75 minutos e criticou as autoridades responsáveis pelas supostas multas.

Após a veiculação, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, pediu providências para desmentir a matéria. No dia seguinte, 8, o conteúdo foi removido das plataformas digitais do SBT, incluindo o YouTube, após ficar disponível por 16 horas.

Nos bastidores, segundo informações da coluna F5, a reportagem foi vista como um indicativo da nova linha editorial da emissora, que trocou recentemente seu diretor de jornalismo, nomeando Luiz Weber para o cargo.

A reportagem foi compartilhada pela vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti, que afirmou em seu Instagram: “Isso é jornalismo de verdade. Parabéns SBT!“.

A Globo e a Record desmentiram a reportagem em suas respectivas programações e através de publicações de seus profissionais.

Jornalistas que cobrem a tragédia no Rio Grande do Sul expressaram incômodo, argumentando que a matéria criou pânico desnecessário e dificultou o trabalho da imprensa.

Em nota, o SBT defendeu a reportagem, alegando que apenas relatou o que foi observado durante a cobertura no Rio Grande do Sul e que “não houve erro“. Além disso, a emissora afirmou “não possuir interesses políticos” no caso.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MarcosTSantosT

13/05/2024 - 09h52

O mais curioso é recolocado no ar e que a nota continua no disponível no site, mas claro não vamos duvidar da checagem da fake news do cafezinho
https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/nota-oficial-sobre-a-cobertura-do-sbt-sobre-as-enchentes-no-rio-grande-do-sul

Tarciano

12/05/2024 - 08h31

Fake são vocês que estão fazendo agora, pois o próprio presidente da ANTT falou que realmente foram multados os caminhões, mais disse que vai retirar as multas após a matéria do SBT

Alecsandro

10/05/2024 - 19h27

Engraçado, se fosse fake news ou noticia falsa acho que eles não recolocariam no ar igual fizeram.


Leia mais

Recentes

Recentes