Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, revelou que 70% dos brasileiros acreditam que a tragédia que atingiu o estado do Rio Grande do Sul poderia ter sido evitada com ação dos governos locais. Para 68% dos entrevistados, a principal responsabilidade recai sobre o governo estadual.
As chuvas que atingem a região desde a semana passada resultaram em 100 mortes, 130 desaparecidos e afetaram mais de 1,4 milhão de pessoas, conforme dados da Defesa Civil divulgados na quarta-feira. Nove em cada dez entrevistados classificam
a calamidade no estado como muito grave, enquanto apenas 1% não percebe gravidade na situação.
Os entrevistados também apontaram as prefeituras (64%) e o governo federal (59%) como responsáveis. O governo federal mobilizou as Forças Armadas para auxiliar nos resgates, além de adotar medidas como antecipação de folgas para servidores e facilitação de doações.
Para 64% dos brasileiros, as piores enchentes registradas no estado estão diretamente relacionadas às mudanças climáticas, enquanto 30% acreditam que é apenas uma das causas. Já 1% não vê ligação entre o fenômeno e o clima.
A pesquisa ouviu 2.045 pessoas com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.