Os líderes da China, Xi Jinping, e da França, Emmanuel Macron, divulgaram um comunicado conjunto nesta terça-feira, 7, expressando apoio à criação de um Estado palestino independente dentro das fronteiras de 1967.
No comunicado, os dois países convocaram para “garantir a coexistência pacífica de Israel e Palestina como estados vizinhos, e a criação conjunta de um Estado palestino viável, independente e soberano baseado nas fronteiras de 1967 com capital em Jerusalém,” conforme publicado pelo governo chinês.
Além disso, China e França manifestaram apoio à resolução política da questão nuclear iraniana. “A China e a França afirmam seu compromisso em contribuir para o assentamento político e diplomático da questão nuclear iraniana,” acrescentaram os países na declaração.
O Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) relacionado ao desenvolvimento nuclear iraniano, assinado em 2015, foi destacado como uma “conquista importante da diplomacia multilateral,” segundo a declaração conjunta.
Ambos os países expressaram compromisso em apoiar o princípio internacional da não-proliferação nuclear e em alcançar a paz no Oriente Médio, conforme o documento divulgado.
Xi Jinping está em visita à França, Sérvia e Hungria de 5 a 10 de maio, a convite de líderes europeus. O líder chinês chegou à França no último domingo (5) e permanecerá até esta quarta-feira (8).
Com informações da Sputnik