Uma pesquisa da Quaest, divulgada pelo G1 nesta quarta-feira, 8, mostra que 50% dos brasileiros aprovam o trabalho do presidente Lula (PT), enquanto 47% desaprovam, indicando um empate técnico.
É a primeira vez que aprovação e desaprovação se igualam desde o início do mandato. A última pesquisa, realizada em março, apontava 51% de aprovação e 46% de desaprovação.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a estabilização nos números reflete a interrupção da queda na aprovação, principalmente devido à melhoria da imagem de Lula no Sul do país e entre os evangélicos.
No grupo evangélico, a desaprovação caiu de 62% para 58%, enquanto a aprovação subiu de 35% para 39%. Na região Sul, a aprovação aumentou de 40% para 47%, e a rejeição caiu de 57% para 52%.
Sobre a avaliação geral do governo, 33% dos entrevistados a consideram positiva, enquanto outros 33% a consideram negativa. Os que consideram o governo regular aumentaram de 28% para 31%. Em relação à direção do país, 49% acham que está errada, enquanto 41% acreditam que está correta.
Quanto às intenções de Lula, 51% dos entrevistados acreditam que ele é bem-intencionado, enquanto 42% discordam. No que se refere ao cumprimento de promessas de campanha, 63% acham que ele não tem cumprido. Sobre para quem o governo Lula trabalha, 52% acreditam que atende às necessidades de todos.
Na economia, 38% dos entrevistados acham que piorou nos últimos 12 meses, enquanto 27% acreditam que melhorou. Para os próximos 12 meses, 48% esperam uma melhora.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 2.045 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 6 de maio, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!