O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decide hoje o corte na taxa básica de juros, a Selic. A decisão pode reduzir a taxa atual de 10,75% ao ano entre 0,25 e 0,5 ponto percentual. O cenário está indefinido devido à recente valorização do dólar e aos juros elevados nos EUA.
Na última reunião, o Copom havia sugerido, por unanimidade, um corte de 0,5 ponto percentual para este encontro, mas a volatilidade do mercado financeiro global aumentou a incerteza. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, ressaltou que a decisão dependerá do nível de instabilidade econômica global.
A pesquisa mais recente do boletim Focus estima uma redução de 0,25 ponto percentual na Selic. A previsão anterior era de um corte de 0,5 ponto. A projeção para o fim do ano é de 9,63% ao ano.
O Copom anunciará sua decisão ao fim do dia, marcando o sétimo corte desde agosto, quando o BC encerrou o ciclo de aperto monetário.
O Copom mudou a comunicação de cortes futuros para tornar a política monetária mais flexível. Anteriormente, previa-se uma redução de 0,5 ponto em três ocasiões consecutivas, mas agora, a projeção foi revisada para apenas o encontro atual.
A inflação, conforme pesquisa semanal com instituições financeiras, manteve-se dentro da meta para 2024, com previsão de 3,72%.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!