O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 0,7 ponto em abril, alcançando 80,2 pontos, o maior nível desde setembro de 2022, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice antecipa tendências no mercado de trabalho e reflete um cenário positivo.
Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre, destacou em nota que as expectativas para a economia em 2024 podem estar impulsionando decisões empresariais, sugerindo um cenário favorável.
“A melhora nas previsões da economia brasileira para o ano de 2024 pode estar influenciado as decisões dos empresários e sugerindo um cenário positivo para o mercado de trabalho nessa primeira metade do ano “, disse.
No entanto, ele alertou para o patamar ainda baixo do indicador e o aumento da incerteza, que podem dificultar a continuidade dessa retomada.
Quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram para a alta. Os maiores destaques foram a Tendência dos Negócios da Indústria, que adicionou 0,9 ponto, e o indicador de Emprego Previsto de Serviços, com 0,5 ponto.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!