O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, declarou nesta segunda-feira (29) durante uma reunião do Fórum Econômico Mundial em Riade, capital saudita, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não tem e nunca teve quaisquer intenções hostis contra a Rússia, reforçando a natureza defensiva da aliança.
Blinken abordou também o conflito na Ucrânia, expressando a esperança de que Moscou demonstre uma vontade genuína de negociar, respeitando os princípios básicos da comunidade internacional e da Carta da ONU, incluindo soberania, integridade territorial e independência. Ele enfatizou que uma resolução poderia ser alcançada se esses princípios fossem devidamente afirmados.
Estas declarações ocorrem após o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmar na sexta-feira que a Rússia nunca ameaçou a Otan e não possui interesses geopolíticos ou militares para atacar os membros da aliança.
Em fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson, também assegurou que Moscou não tem a intenção de atacar países membros da Otan, acrescentando que as alegações de uma ameaça russa são fictícias e utilizadas para intimidar as populações dos países da Otan.
Com informações da Sputnik