Durante um encontro em São Paulo, líderes dos ministérios da Economia e dos Bancos Centrais dos países do BRICS discutiram a adoção de meios de pagamento independentes, conforme relatado pelo vice-ministro das Finanças da Rússia, Ivan Chebeskov, à agência Sputnik nesta quarta-feira, 28.
Chebeskov destacou o suporte da maioria dos países membros à realização de pagamentos em moedas nacionais, considerados essenciais para o bloco.
O vice-ministro também mencionou que o Ministério das Finanças russo propõe a criação de uma plataforma digital comum.
Esta facilitaria a integração das moedas digitais dos bancos centrais e os sistemas nacionais de transmissão de mensagens financeiras do grupo, promovendo canais de pagamento e comunicação independentes.
Ademais, a maioria dos Estados membros mostrou-se favorável à ideia de reduzir a dependência do dólar americano no comércio internacional. A Rússia, que assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro, tem liderado essas iniciativas.
Desde sua fundação, o bloco busca fortalecer a cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, recentemente expandindo seu quadro de membros com a inclusão de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.