A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, lançou um alerta aos Estados Unidos neste domingo, 21, em meio à aprovação pela Câmara dos Deputados do país de um pacote de ajuda militar de 61 bilhões de dólares para a Ucrânia.
Zakharova, em sua conta no Telegram, declarou que o aumento do envolvimento dos EUA na guerra híbrida contra a Rússia resultará em um fracasso semelhante ao experimentado na Guerra do Vietnã e no Afeganistão.
Ela observou que Washington não está confiante na vitória de Kiev, mas espera que as Forças Armadas da Ucrânia resistam até as eleições de novembro para não prejudicar a imagem do presidente Biden.
A funcionária russa enfatizou que os cidadãos ucranianos comuns estão sendo usados como bucha de canhão, enquanto o complexo militar-industrial dos EUA é o verdadeiro beneficiário das guerras.
Zakharova afirmou que os esforços para salvar o governo de Zelensky estão fadados ao fracasso e que os objetivos da operação militar russa serão alcançados.
Na semana passada, o diretor da CIA, William Burns, admitiu que sem o apoio militar dos EUA, a Ucrânia não teria chances contra a Rússia, sugerindo que com o contínuo apoio, Kiev poderia resistir este ano.