O cofundador e CEO da Anthropic explica por que acha que a inteligência artificial está em uma “curva exponencial”.
Em 2018, Dario Amodei trabalhou na OpenAI. E olhando para um de seus primeiros modelos de IA, ele se perguntou: o que aconteceria se você alimentasse uma inteligência artificial com cada vez mais dados?
Ele e seus colegas decidiram estudá-la e descobriram que a IA não apenas melhorava com mais dados; melhorou exponencialmente. A curva das capacidades da IA aumentou lentamente no início e depois disparou como um taco de hóquei.
Amodei é agora o executivo-chefe de sua própria empresa de IA, a Anthropic, que lançou recentemente o Claude 3 – considerado por muitos como o modelo de IA mais forte disponível. E ele ainda acredita que a IA está numa curva de crescimento exponencial, seguindo princípios conhecidos como leis de escala. E ele acha que estamos na parte íngreme da subida agora.
Quando conversei com pessoas que estão construindo IA, cenários que parecem ficção científica distantes aparecem no horizonte nos próximos dois anos. Então pedi a Amodei no programa que compartilhasse o que ele vê no futuro próximo. Que avanços estão por vir? O que mais o preocupa? E como é que as sociedades que lutam para se adaptar às mudanças e os governos que demoram a reagir a elas devem preparar-se para o ritmo de mudança que ele prevê? O que essa linha em seu gráfico significa para o resto de nós?
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!