Durante uma coletiva de imprensa em 2 de março de 2023, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a estatal não planeja alterar os preços dos combustíveis no momento, apesar das variações recentes nos preços do petróleo e do dólar.
O executivo destacou que a empresa continua monitorando ativamente o mercado internacional e as condições de mercado internas, mas por enquanto, não existem indícios que justifiquem uma mudança nos preços.
Jean Paul Prates declarou: “Estamos avaliando todas as condições de mercado. Não há razão para pânico nenhum agora” e reforçou: “Nós estamos avaliando o cenário internacional e, por enquanto, não há nada que faça a gente mover [preços], e o próprio preço do petróleo indica isso”.
O preço do petróleo Brent, que é a referência global, mostrou volatilidade em abril, atingindo US$ 91,17, a maior cotação desde outubro do ano passado, influenciado por tensões entre Israel e Irã.
Apesar dessas oscilações, a Petrobras manteve os preços da gasolina e do diesel inalterados neste ano, embora a defasagem em relação aos preços internacionais tenha aumentado, conforme apontado por analistas de mercado.
O dólar também apresentou valorização frente ao real, subindo cerca de 8% no acumulado do ano, o que contribui para aumentar a defasagem nos preços dos combustíveis. Na tarde de quinta-feira, a moeda americana registrou uma leve alta.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!