A Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) emitiu uma declaração no domingo, 14, através da agência WAFA, condenando o aumento de crimes e atos de terrorismo cometidos por grupos de colonos extremistas sob a proteção das forças de ocupação israelenses contra palestinos e suas propriedades em várias aldeias da Cisjordânia.
A OCI descreveu os ataques, que incluem disparos contra residentes palestinos e a destruição de propriedades, como uma extensão da agressão de Israel contra o povo palestino. A organização enfatizou que tais ações representam uma violação flagrante do direito internacional humanitário.
A organização islâmica responsabilizou integralmente a ocupação israelense pelas consequências dos contínuos crimes diários e agressões contra os palestinos.
Além disso, instou a comunidade internacional, especialmente o Conselho de Segurança da ONU, a cumprir suas responsabilidades fornecendo proteção internacional ao povo palestino.
A OCI também destacou a necessidade urgente de um cessar imediato e abrangente da agressão israelense contra o povo palestino na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, incluindo Jerusalém.
Por fim, reiterou a importância de responsabilizar a ocupação israelense por todos os crimes cometidos contra o povo palestino, suas terras e locais sagrados.