O Governo Federal tem priorizado a abertura de novos mercados no comércio internacional e a ampliação dos canais já existentes desde o início de 2023.
Nos últimos 15 meses, o Brasil alcançou a marca de 105 novos mercados abertos em 50 países, mais que o dobro do registrado no mesmo período anterior.
Em destaque, a China recentemente habilitou 38 novas plantas para receber carne importada do Brasil, elevando o número total de plantas para 145. Essa habilitação resultará em um aumento estimado de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira nos próximos 12 meses.
No evento realizado em Campo Grande (MS) na última sexta-feira, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a finalização do primeiro lote para embarque de carne para a China, proveniente das plantas recém-habilitadas. A carne foi despachada a partir de uma fábrica da JBS, líder global em produção de alimentos à base de proteína.
O presidente destacou a importância das reuniões internacionais realizadas, mencionando encontros com 110 presidentes, e enfatizou a necessidade de explorar o potencial de exportação do país.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou que as viagens internacionais do presidente Lula geraram oportunidades e acordos comerciais. Ele destacou a qualidade e a sustentabilidade da produção brasileira como um diferencial competitivo nos mercados globais.