Xi Jinping diz que “interferência estrangeira” não impedirá reunificação de Taiwan com a China

XINHUA

O presidente chinês, Xi Jinping, reiterou nesta quarta-feira, 10, durante um encontro com o ex-líder de Taiwan, Ma Ying-jeou, que a “interferência estrangeira” não será capaz de obstruir a reunificação da ilha com a China continental. O encontro entre os dois líderes ocorreu em Pequim.

“As diferenças nos sistemas não podem mudar o fato objetivo de que somos parte de uma nação e de um povo”, declarou Xi a Ma, conforme evidenciado em um vídeo da reunião transmitido pela rede taiwanesa TVB, citado pela agência de notícias AFP.

Xi Jinping acrescentou enfaticamente que “a interferência externa não pode impedir a causa histórica” da unificação dos dois lados.

Desde 1949, Taiwan é governado de forma independente da China continental. Pequim considera a ilha como sua província, enquanto Taiwan, embora mantenha um governo eleito próprio, sustenta ser um país autônomo, sem declarar formalmente independência.

O governo chinês se opõe a quaisquer contatos oficiais de estados estrangeiros com Taipei e reitera a soberania chinesa sobre a ilha como inquestionável.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.