O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, revelou a criação de um grupo de trabalho destinado a discutir a regulação das redes sociais.
Em declarações feitas nesta terça-feira, Lira comunicou que o Projeto de Lei das Fake News será definitivamente arquivado, citando que a proposta sofreu impactos negativos decorrentes da polarização, o que impediu a formação de um consenso.
“O PL 2630/20 está fadado a ir a lugar nenhum, não tivemos tranquilidade do apoio parlamentar para votar com a maioria. Não é novidade que tentamos por diversas vezes, em diversas oportunidades, com esforço de todos os líderes, do relator, da presidência da Casa, votar o projeto”, declarou Lira.
“Subdividimos o texto na questão dos streamings e na questão dos direitos autorais e não conseguimos um consenso. Todos os líderes avaliaram que o projeto não teria como ir à pauta”, emendou.
O propósito do novo grupo é desenvolver um projeto de lei mais equilibrado, com previsão de ser apresentado ao plenário em até 40 dias. Lira expressou a dificuldade enfrentada pela Casa em avançar com o PL 2630/20, devido à falta de apoio parlamentar necessário para sua aprovação.
Ele também abordou a complexidade em alcançar um acordo, mesmo após esforços para dividir o texto original em temas específicos como streaming e direitos autorais. A iniciativa vem em um momento em que Lira tem sido pressionado por sua ausência no debate público, intensificado após declarações polêmicas de Elon Musk contra Alexandre de Moraes.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!