Distante do cenário político e enfrentando problemas internos, o PSDB viu sua presença diminuir significativamente no Estado de São Paulo, caindo de 173 prefeituras conquistadas em 2020 para somente 26, conforme um levantamento do Valor.
Atualmente, a maior parte dos municípios sob liderança do partido possui menos de 100 mil eleitores. Em contraste, o PSD, liderado pelo secretário estadual de Governo Gilberto Kassab, viu um aumento expressivo no controle das prefeituras no estado, multiplicando por cinco seu número e aproximando-se de ter cerca de 320 prefeitos ao fim do período de trocas partidárias, representando metade dos municípios de São Paulo.
Hoje em dia, as 26 prefeituras sob a gestão do PSDB abrangem 3,17 milhões de eleitores, representando 9,3% do total de votantes do Estado. Esse panorama é bastante distinto do observado quatro anos atrás, período em que o partido conseguiu reeleger o prefeito Bruno Covas em São Paulo (cidade que conta com 9,3 milhões de eleitores), além de eleger outros 172 prefeitos, dominando quase metade do eleitorado estadual com o maior número de prefeituras.
A situação atual do PSDB contrasta ainda mais com o cenário de 2022, quando o partido alcançou o pico de 238 prefeituras em São Paulo. Esse crescimento foi impulsionado por uma onda de novas filiações liderada pelo então governador João Doria (ex-PSDB), que visava consolidar apoio interno para concorrer nas prévias nacionais do partido e aspirar à candidatura presidencial frente ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Sem conseguir o apoio necessário dentro do PSDB, Doria acabou não se candidatando e saiu do partido em 2022. Seu sucessor no governo do estado, Rodrigo Garcia, tentou se reeleger, mas foi derrotado já no primeiro turno e também deixou o PSDB.
O prefeito de Ribeirão Preto e membro da liderança nacional do PSDB, Duarte Nogueira, descreveu a situação do partido no Estado como um “derretimento”. Ele declarou: “Chegamos no fundo do poço”, afirma. “Daqui para frente, é só crescer. Temos que saber gerenciar a reconstrução do partido, depois do derretimento””, enfatizou Nogueira.
Atualmente, das 26 cidades no Estado de São Paulo sob a administração do PSDB, oito possuem uma população eleitoral superior a 100 mil. A cidade com maior número de eleitores é São Bernardo do Campo, alcançando 642 mil votantes, seguida por Santo André, com 583,3 mil eleitores, e Ribeirão Preto, com 475 mil. Completam a lista Araçatuba, Carapicuíba, Guarujá, Jacareí, São Caetano do Sul e São Sebastião.
Nas outras 18 cidades governadas pelo PSDB em São Paulo, o número de eleitores varia entre 3 mil pessoas, no caso de Parisi, até 92,6 mil em Votorantim. Essas informações a respeito das prefeituras sob gestão tucana foram fornecidas pelo diretório estadual do PSDB.
Na capital paulista, o PSDB já alcançou o feito de eleger três prefeitos: José Serra, João Doria e Bruno Covas. Em 2016, o partido conquistou uma vitória histórica ao eleger Doria já no primeiro turno. Contudo, o cenário atual é de escassez para o partido, que perdeu o controle da cidade após o falecimento de Covas em maio de 2021, alguns meses depois de sua reeleição. Com a morte de Covas, o vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB) assumiu o cargo e não contará com o apoio oficial dos tucanos para concorrer à reeleição.
Nas eleições municipais de 2020, o PSDB conseguiu eleger a maior bancada na Câmara Municipal de São Paulo, com oito vereadores, número equivalente ao alcançado pelo PT. Durante essas eleições, os vereadores do PSDB optaram por apoiar a reeleição de Ricardo Nunes. Entretanto, enfrentando discordâncias com a direção municipal e estadual do partido, tomaram a decisão de sair do PSDB. Isso resultou na perda de representação do partido no legislativo da maior cidade do Brasil. O MDB, partido do prefeito, foi o principal beneficiário, acolhendo quatro dos oito ex-membros do PSDB, enquanto o PSD recebeu dois dos desertores.
O PSDB ainda está no processo de montar sua lista de candidatos para a Câmara Municipal e estima eleger, na melhor das hipóteses, um ou dois vereadores na cidade. Ainda não foi decidido qual será a estratégia do partido nas próximas eleições municipais: se apresentarão um candidato próprio ou se apoiarão a pré-candidatura de Tabata Amaral (PSB). Recentemente, o partido recebeu o apresentador José Luiz Datena como membro, porém, o recém-filiado não confirmou se entrará na disputa eleitoral deste ano.
Em 2020, o PSDB lançou aproximadamente 400 candidatos a prefeito nas 645 cidades do Estado de São Paulo. Para as eleições deste ano, espera-se um número menor de candidaturas pelo partido. Atualmente, estão registradas 70 pré-candidaturas em aliança com o Cidadania, partido com o qual o PSDB formou uma federação. Vale notar que nem todas essas pré-candidaturas são encabeçadas por membros do PSDB. Conforme explicado pelo prefeito Duarte Nogueira, a distribuição de candidaturas entre o PSDB e o Cidadania está balanceada. Nogueira ocupa a presidência da federação PSDB-Cidadania tanto na cidade quanto no estado de São Paulo, além de ser o segundo vice-presidente da Executiva nacional do partido.
“Depois que o PSDB perdeu o governo do Estado, o partido sofreu uma especulação violenta”, diz Nogueira. O PSDB comandou o Estado por sete gestões consecutivas até a derrota de Rodrigo Garcia, em 2022. “Teve a saída em massa dos prefeitos do PSDB, em especial para o PSD, atraídos pelo governo.”
Entre os raros que se juntaram ao PSDB para concorrer a uma prefeitura está o ex-deputado estadual Fernando Cury, conhecido por ter assediado a ex-deputada Isa Penna. Durante o período em que ambos eram deputados, Cury foi filmado tocando os seios de Isa Penna em uma sessão da Assembleia Legislativa, um incidente ocorrido em 2021 e amplamente divulgado pela mídia. Como consequência, Cury foi temporariamente afastado de suas funções, expulso do partido Cidadania, não conseguiu reeleição em 2022 pelo União Brasil e recebeu uma condenação por importunação sexual. Agora, Cury se filiou ao PSDB com o objetivo de disputar a prefeitura de Itatinga, cidade próxima ao seu reduto eleitoral de Botucatu.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!