A torre foi apelidada de ‘Arranha-prisão’, com 1.000 bandidos empilhados em uma torre de 40 andares. Ativistas passaram anos lutando contra o projeto
Apelidado de “Jailscraper”, o arranha-céu estará localizado no antigo Complexo de Detenção de Manhattan, na parte baixa de Manhattan, na cidade de Nova York .
Também conhecida como As Tumbas pelos habitantes locais, a prisão municipal será demolida para dar lugar à nova estrutura de 300 pés.
A nova prisão terá um terço da altura do Empire State Building e terá uma sombra que se estende por mais de cinco quarteirões – mergulhando a área local na escuridão.
No entanto, é apenas mais um problema para os residentes locais.
Aqueles que vivem nas proximidades da instituição atual já estão lidando com uma nova onda de problemas à medida que a demolição começa.
Os moradores locais estão sendo atingidos por grandes quantidades de poeira, paredes rachadas e barulho interminável.
No entanto, a construção da nova instituição só irá piorar a situação para os residentes.
Jan Lee, cofundador do Neighbours United Below Canal, um grupo sem fins lucrativos que representa líderes e empresas locais, disse ao The New York Times : “Nós somos o depósito de lixo”.
Lee – cuja família é a proprietária do Hop Kee, o restaurante cantonês de 55 anos que funciona tarde da noite em 21 Mott – acredita que muitos restaurantes não sobreviverão à construção da prisão.
A tumba será totalmente demolida até 2025, segundo os empreiteiros, e eventualmente substituída pela imponente prisão no coração de uma das áreas mais pobres de Manhattan.
Isso ocorre cinco anos depois que autoridades do conselho anunciaram planos de US$ 8,3 bilhões (£ 6,5 bilhões) para construir quatro novas prisões em Manhattan, Queens, Brooklyn e Bronx para substituir Rikers Island.
Atualmente a maior prisão da cidade de Nova York, é notoriamente conhecida pelo aumento da violência e pelas mortes de detentos.
No entanto, os ativistas passaram anos lutando contra o projeto e processaram com sucesso a cidade em 2020 – suspendendo temporariamente a construção.
Mas uma decisão do tribunal de apelação no ano seguinte permitiu que o projeto fosse adiante.
Desde então, escavadeiras invadiram a área, deixando os moradores locais em estado de angústia.
Lin Cheng, 74 anos, que mora em um apartamento de andar alto, disse: “Às vezes treme tanto que sinto que o prédio vai desabar”.
Chung Pak, um centro de habitação para idosos que inclui uma creche e instalações médicas, foi danificado durante a demolição da tumba.
Rachaduras profundas agora atravessam as paredes do térreo.
Chefs e proprietários de restaurantes também se juntaram aos residentes locais de Chinatown para exigir que a cidade abandonasse os seus planos – dizendo que isso ameaça tornar-se um “sinal de morte” para as empresas locais.
Bo Ky e Jaya 888 – dois restaurantes perto do canteiro de obras onde o Complexo de Detenção de Manhattan está sendo demolido para dar lugar à nova megacadeia – já fecharam, segundo o New York Post.
Os residentes locais também temem que a nova prisão leve a um aumento da presença policial e que outras torres se sigam.
Construir prisões maiores, e não mais pequenas, vai contra o propósito de combater o crime, dizem os ativistas.
Uma petição para “parar a megaprisão” foi assinada por mais de 12 mil pessoas.
Publicado originalmente pelo The Sun em 03/04/2024 – 21h37
Por Tom Malley