Leia o artigo que liga o apoio incondicional da Alemanha a Israel – e o genocídio em curso em Gaza – ao seu papel subordinado à hierarquia imperial dos EUA:
Matthew Read diz que em vez de confrontar as raízes econômicas dos fascistas e setores da classe dominante que foram cúmplices de Hitler, Alemanha, desde 1949, promoveu uma narrativa de culpa coletiva.
A extensão do apoio do governo alemão a Israel durante a sua ofensiva em curso em Gaza apanhou muitos de surpresa.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, foi ainda mais contido nas suas críticas a Tel Aviv do que o presidente dos EUA, Joe Biden.
Um ponto de referência central para os políticos alemães é a noção de Stateräson (“declarar a razão”).
Este foi um termo cunhado pela primeira vez num ensaio do ex-embaixador da Alemanha em Israel, Rudolf Drebler, no início dos anos 2000 e repetido por Angela Merkel, a ex-chanceler, num discurso perante o Knesset em 2008.
Desde então, tornou-se uma peça central das declarações públicas alemãs e uma ferramenta ideológica para legitimar o “direito à autodefesa” de Israel.
Como Scholz disse em 12 de outubro de 2023:
“Neste momento só há um lugar para a Alemanha. Estamos com Israel. … Isto é o que queremos dizer quando dizemos que a segurança de Israel é a da Alemanha Stateräson.“
Neste contexto, um número crescente de nações do Sul Global começou a desafiar a Alemanha por branquear e até mesmo justificar o genocídio dos palestinianos.
Em janeiro, [pouco antes de seu morte em 24 de fevereiro] O falecido presidente da Namíbia, Hage Geingob, divulgou um comunicado criticando fortemente Alemanha pela sua defesa acrítica de Israel e enfatizando que o governo alemão estava agora a apoiar ativamente um genocídio na Palestina, embora ainda não tenha expiado o seu genocídio contra os Herero e Nama na Namíbia (1904-1908).
Por razões semelhantes, o governo da Nicarágua está agora a levar a Alemanha ao Tribunal Internacional de Justiça por ajudar e encorajar o genocídio israelita em Gaza.
Para entender o que está por trás da Alemanha Stateräson e a sua relação bilateral com Israel, é necessário compreender as origens do actual Estado alemão e a tradição que o mantém.
Contexto histórico
A República Federal da Alemanha (FRG, comumente referida como “Alemanha Ocidental” durante a Guerra Fria) foi fundada em maio de 1949.
De forma semelhante à Coreia do Sul e a Taiwan, a RFA foi criada após a Segunda Guerra Mundial sob a asa dos EUA para actuar como um baluarte contra o socialismo.
Como actor central nas estratégias de “contenção” e “reversão” do Ocidente, o Estado da Alemanha Ocidental tinha de ser agressivo em relação ao Leste socialista e dócil em relação ao Ocidente capitalista.
A influência das corporações que financiaram Adolf Hitler foi assim intencionalmente restaurada e os empresários com ligações ao partido nazi foram perdoados não oficialmente pelo seu papel nos crimes da Alemanha fascista contra a humanidade, apesar de muitas vezes terem lucrado directamente com o trabalho forçado durante o Terceiro Reich (por exemplo, Daimler, Siemens, Rheinmetall, etc.).
Ao mesmo tempo, a RFA estava fortemente ligada à ordem liderada pelos EUA através do Plano Marshall e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que até hoje inclui o estacionamento de dezenas de milhares de soldados dos EUA na Alemanha.
Os líderes da jovem RFA foram imediatamente confrontados com o problema de como abordar publicamente o Holocausto. Fotos de prisioneiros de campos de concentração causaram ondas de choque em todo o mundo e deram origem ao apelo internacional: Nunca mais!
No entanto, a nível interno, a Alemanha Ocidental não podia permitir-se uma desnazificação completa da sociedade, pois isso desestabilizaria a base capitalista da RFA, como tinha acontecido na Alemanha Oriental, onde os criminosos de guerra e os empresários nazis tinham sido rigorosamente expropriados.
Assim, em vez de abordar as raízes económicas do fascismo e de processar secções da classe dominante por serem cúmplices de Hitler, os conservadores e liberais na RFA promoveram uma narrativa de culpa coletiva alemã pela qual todos os cidadãos teriam de expiar. Não foi o capitalismo e o sistema liberal da República de Weimar (1918-1933) que permitiram a ascensão do fascismo [de acordo com esta narrativa], mas as propensões culturais do povo alemão.
Esta estratégia política tem sido evidente no apoio da Alemanha Ocidental ao Estado de Israel, que foi fundado um ano antes da RFA.
O primeiro chanceler da Alemanha Ocidental, Konrad Adenauer, descreveu publicamente o primeiro acordo de reparação da RFA com Israel em 1952 como sendo “baseado numa obrigação moral convincente”. Perante as críticas internas sobre o acordo de 3 mil milhões de marcos – particularmente do Partido Liberal Democrata (FDP) e do seu próprio partido União Democrata Cristã (CDU) – Adenauer anunciou que “há valores mais elevados do que bons negócios”.
Ainda, documentos recentemente descobertos do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão revelam que Adenauer estava de facto apenas “disposto a negociar reparações [com Israel] devido à pressão dos EUA”.
A chanceler referiu-se à relação da Alemanha Ocidental com os EUA e disse que “romper as negociações com Israel sem resultados criaria os mais graves perigos políticos e económicos para a República Federal”.
Por outras palavras, foi estipulado pelos EUA que se a RFA quisesse voltar a ser um actor poderoso na política europeia, teria de fornecer apoio político, económico e militar significativo ao Estado de Israel. Embora no início tenha havido um descontentamento interno considerável sobre esta pré-condição, os líderes da RFA passaram a apreciar as relações com Israel como conducentes aos seus próprios interesses, tanto em termos de estratégia geopolítica como de empreendimentos lucrativos para as indústrias alemãs.
Por exemplo, as vendas de armas a Israel têm disparou nos últimos anos. Siemens lucra regularmente com contratos israelenses, como o concurso de 2018 da Israel Railways, que valia cerca de mil milhões de euros; e farmacêutica alemã Merck (cuja família fundadora era nazista convicta) também mantém locais de pesquisa e projetos no valor de milhões em todo Israel.
Perante as imagens horríveis provenientes da Palestina, os meios de comunicação alemães justificarão a exportação de armas e de capital para Israel repetindo acriticamente a linha oficial do governo sobre a segurança de Israel ser Stateräson em vista do assassinato de 6 milhões de judeus pela Alemanha nazista.
Conceitos como Stateräson e a culpa colectiva alemã foram assim desenvolvidas como instrumentos ideológicos para desviar a responsabilidade da classe capitalista alemã pelos crimes de guerra nazis no passado e disfarçar a perseguição brutal dos seus interesses económicos e políticos na Ásia Ocidental nos dias de hoje.
Isto ajuda o governo alemão a criar limites extremamente estreitos para o debate público em torno destas políticas. Desde 7 de outubro, Stateräson também foi utilizado para intensificar drasticamente as medidas anti-migrantes. O mais descarado deles é talvez um novo decreto no estado da Saxónia-Anhalt, onde os requerentes de cidadania alemã terão agora de jurar fidelidade ao “direito de existir” de Israel.
O Desafio do Sul Global
Embora o apoio incondicional da RFA a Israel não seja novidade, ganhou destaque à medida que um número crescente de estados do Sul Global se manifestam contra o genocídio israelita.
Na imprensa alemã, os comentadores esforçaram-se por deslegitimar o caso da África do Sul contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) como “descaradamente unilateral”.
Respondendo ao caso da África do Sul, o Ministro alemão dos Assuntos Económicos, Robert Habeck (Verdes), simplesmente ignorou o assunto: “Acusar Israel de genocídio, na minha opinião, é uma inversão completa das vítimas e dos perpetradores, e é simplesmente errado”.
O papel da classe capitalista alemã no fomento do nazismo está associado a uma “responsabilidade histórica especial” que todos os alemães partilham para com Israel.
“Devido aos capítulos mais sombrios da nossa história, a Alemanha tem de conviver com a terrível responsabilidade pelo genocídio perpetrado em seu nome”, [o A Embaixada da Alemanha na África do Sul postou nas redes sociais em resposta ao caso da CIJ].
“A Alemanha nazista cometeu um dos piores crimes da história da humanidade, o Holocausto contra os judeus na Europa. Tendo tudo isto em mente, pensamos que a autodefesa contra um regime terrorista que se esconde atrás da população civil como escudos humanos para maximizar o sofrimento e tornar impossível a defesa contra as suas ações, não é uma intenção genocida.”
Tais argumentos continuam a influenciar uma grande parte da população alemã, mas os líderes do Sul Global são menos suscetíveis e começaram a desafiar a hipocrisia do governo alemão.
A primeira acusação grave surgiu no início de 2024, quando o então presidente da Namíbia, Hage Geingob publicou uma declaração lembrando ao mundo que a Alemanha “cometeu o primeiro genocídio do século XX em 20-1904, no qual dezenas de milhares de namibianos inocentes morreram nas condições mais desumanas e brutais”.
Tornando-se implicitamente alemão Staaträson por sua vez, Geingob argumentou que ao intervir no TIJ “em defesa e apoio aos atos genocidas de Israel”, a RFA revelou de facto a sua “incapacidade de tirar lições da sua história horrível”.
No início de março de 2024, surgiu o próximo desafio público do Sul Global: Nicarágua abriu um novo caso na CIJ, desta vez diretamente contra a Alemanha, acusando Berlim de violar as suas obrigações para com a “Convenção do Genocídio” de 1949.
Através do seu apoio político, financeiro e militar a Israel e do financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), “a Alemanha está a facilitar a prática do genocídio e, em qualquer caso, falhou na sua obrigação de fazer todo o possível para evitar o cometimento do genocídio.”
Os liberais alemães foram rápidos em escreva este caso como “uma tática diversionista barata […] de uma ditadura que nega aos seus próprios cidadãos quaisquer garantias do Estado de direito”.
No entanto, apenas algumas semanas depois, o governo alemão foi mais uma vez condenado publicamente, e desta vez não veio dos “governos autocráticos e de esquerda” da América Latina, mas de um aliado até então próximo, a Malásia.
Numa conferência de imprensa conjunta em Berlim, o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim respondeu à contínua insistência de Scholz no direito de Israel à autodefesa, perguntando provocativamente,
“Onde jogamos fora nossa humanidade? Por que essa hipocrisia? Por que esta atitude seletiva e ambivalente em relação a uma raça?”
Estes desenvolvimentos são os mais recentes sinais de que a hegemonia ideológica e económica do Ocidente está a fraquejar. Conceitos como a “ordem internacional baseada em regras” e a Stateräson já não têm peso suficiente para silenciar a dissidência a nível internacional. Uma expressão do “novo estado de espírito” no Sul Global é a luta pela propriedade de organismos internacionais como o TIJ.
Minando a sua própria hegemonia ideológica
A República Federal da Alemanha segue a tradição do capitalismo alemão, com todos os esqueletos escondidos no seu armário. O seu apoio incondicional a Israel é o produto, por um lado, de interesses económicos e geopolíticos egoístas na região e, por outro, do esforço para desviar a responsabilidade pelo holocausto e da falta de vontade de desnazificar a sociedade da Alemanha Ocidental.
A outra Alemanha – a República Democrática Alemã (RDA) – seguiu uma tradição muito diferente. Foi governado pelos comunistas e social-democratas que definharam no exílio ou nos campos de concentração de Hitler durante o Terceiro Reich.
Aí, a exigência “Nunca mais!” foi entendido não como uma culpa colectiva a ser suportada por todos os alemães, mas como um dever militante de combater o fascismo e o racismo, independentemente da forma específica que assumissem. Como tal, a RDA foi um apoio firme ao direito dos palestinianos à autodeterminação e à resistência à ocupação.
Na Alemanha de hoje, o espaço para o debate público sobre esta questão está a tornar-se cada vez mais estreito. Apoio à Palestina está sendo censurado ou totalmente banido.
No entanto, o governo alemão não pode silenciar tão facilmente os estados do Sul Global. À medida que continua a viajar de país em país, justificando incessantemente o genocídio israelita em Gaza, ao mesmo tempo que propagando face à noção de “política externa feminista”, o governo alemão está a minar rapidamente a hegemonia ideológica do Ocidente e a expor a sua própria hipocrisia ao mundo.
Mateus Leu é pesquisador do Fórum Zetkin com sede em Berlim.
Este artigo é de Despacho dos Povos.