Menu

Guerra dos chips: China avança no domínio dos chips de última geração

Em meio à crescente tensão na arena tecnológica, os gigantes chineses da indústria de semicondutores estão buscando novas rotas para evitar depender das avançadas máquinas de litografia do titã holandês ASML. Essa tentativa, caso bem-sucedida, pode ser um golpe significativo nos esforços dos Estados Unidos para conter o desenvolvimento de chips da China. Como um […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução Redes Sociais

Em meio à crescente tensão na arena tecnológica, os gigantes chineses da indústria de semicondutores estão buscando novas rotas para evitar depender das avançadas máquinas de litografia do titã holandês ASML. Essa tentativa, caso bem-sucedida, pode ser um golpe significativo nos esforços dos Estados Unidos para conter o desenvolvimento de chips da China.

Como um personagem que se desdobra em táticas astutas para alcançar seus objetivos, a Naura Technology Group, com sede em Pequim, iniciou pesquisas sobre sistemas de litografia no mês passado. A informação vem de pessoas familiarizadas com o assunto, destacando os esforços da China para desenvolver chips avançados sem a necessidade do equipamento mais recente da ASML.

Esses esforços, que envolvem vários atores na cadeia de suprimentos de semicondutores da China, já mostram progressos preliminares. No mês passado, a Huawei Technologies fez um pedido de patente revelando uma técnica conhecida como padronização quádrupla autoalinhada, ou SAQP. Essa técnica pode gravar linhas em wafers de silício várias vezes, aumentando a densidade de transistores e o desempenho dos chips.

A manobra da China tem semelhança com a perspicácia do personagem bruxo de Machado de Assis, que, em “O alienista”, desvia-se da norma para conseguir o que deseja. Ao aplicar o SAQP a máquinas DUV, a China poderia produzir chips sofisticados de 5 nanômetros sem a necessidade das avançadas ferramentas EUV, vendidas apenas pela ASML.

Ao longo da história, a narrativa de superação das adversidades tem sido comum, e a indústria de semicondutores chinesa não é exceção. Apesar das restrições que o país enfrenta, o desenvolvimento de técnicas e tecnologias inovadoras, assim como a persistência de seus pesquisadores, pode fazer com que a China se liberte das amarras de dependência tecnológica.

Ainda é cedo para prever se a China conseguirá superar todos os obstáculos impostos pela ASML e pelos Estados Unidos. No entanto, assim como os personagens dos romances de Machado de Assis, pode-se esperar que a China, com sua astúcia e persistência, continue a avançar no terreno acidentado da tecnologia de semicondutores. A guerra dos chips, assim como as tramas de Assis, está longe de ter seu último capítulo escrito.

Com as informações de: SCMP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Adriano

05/04/2024 - 20h00

Parece que o Dragão 🐉 Chinês está conseguindo “sempre” prosperar as bordas da História… 1° conseguiu driblar a fome 2° conseguiu um modelo único autoritário comunista e capitalista ao mesmo tempo… 3 fugindo do Consenso de Washington e praticando uma linha econômica própria fugindo das armadilhas do mundo rico ocidental…. 4 criou modelo de crescimento baseado na cópia/plágio e captação de empresas ocidentais… 5 com 1,5 bilhão de pessoas ganhou escala e se tornou o chão de fábrica do mundo …. Ninguém bate os custos…
Agora 6 °modelo exportador ganhou força e captou e guardou recursos (dólares) 7 criou um modelo “sustentável” que se alimenta e gera novas ondas de tecnologia própria e crescimento… 8 criou o Modelo baseado em baixo custo e altíssima escala… tornou fábricas do mundo todo dependentes de matéria prima deles… Hj produz mais de metade 1/2 do que o mundo consome e tem mais de 80% dos países como principal parceiro…. 9° … 10°Assim vai…
Só falta a ponteira da tecnologia…
Só falta a moeda ser a moeda de reserva do mundo…
Só falta tempo para levar desenvolvimento a seu povo…. Esse quero ver como…
Próximo será a exportação do modelo chinês… E pessoas para o resto do mundo… Rss
Já tem uma família de chineses próximas a sua 🏠 casa? Jajá já vai ter…

Não importa se não é democracia o modelo próprio levou das china mais longe mais rápido…


Leia mais

Recentes

Recentes