Dois leilões estratégicos no setor de concessões rodoviárias estão agendados para o mês de abril, com obras estimadas em R$ 9 bilhões.
O primeiro, marcado para o dia 11 de abril, abordará a licitação federal da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG).
Em sequência, no dia 16 de abril, o governo de São Paulo pretende realizar o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) do Lote Litoral Paulista, conforme reportagem do Valor.
Esses eventos ganham destaque diante da incerteza gerada pelo cancelamento do leilão da BR-381, em Minas Gerais, no ano anterior, por falta de propostas.
A repercussão do fracasso do leilão da BR-381 suscitou preocupações sobre o interesse dos investidores em novos projetos.
Contudo, analistas projetam um desempenho mais promissor para os leilões de abril, especialmente devido às características atrativas dos trechos em oferta.
A BR-040, por exemplo, desperta interesse de diversas empresas devido à sua potencial lucratividade e volume considerável de tráfego.
Um dos pontos em destaque é a concessão da BR-040, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com previsão de investimentos expressivos em obras e custos operacionais ao longo de um contrato de 30 anos.
Neste modelo de licitação, será vitoriosa a empresa que oferecer o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. Entre os potenciais interessados estão grandes corporações como CCR, Pátria, EPR (Equipav e Perfin) e EcoRodovias, além de empresas do ramo da construção civil.
Outro aspecto relevante é a solução parcial para o problema da relicitação da Via040, concessão da Invepar que está sendo devolvida ao governo.
O leilão também é emblemático devido às vicissitudes enfrentadas nos últimos anos, refletindo um desafio considerável no setor de infraestrutura rodoviária.
Apesar dos desafios, as expectativas são otimistas quanto ao sucesso desses leilões, embora o cenário futuro para o setor ainda apresente obstáculos, em virtude da quantidade elevada de novas concessões em processo de estruturação pelos governos.