A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) revelou um design inovador que promete transformar a indústria da aviação militar: uma aeronave com asas “abertas” que dispensa o uso de superfícies de controle na fuselagem, como estabilizadores, lemes e flaps.
Denominado X-65, o novo modelo acaba de entrar em uma fase avançada de projeto em 2024.
O X-65 apresenta asas em formato de diamante, com quatro asas com ângulos de varredura variados. Com um peso de 3.175 kg e envergadura de 9 metros, a aeronave alcançará uma velocidade máxima de 864 km/h, embora não tenham sido divulgadas informações sobre os motores até o momento.
O projeto da aeronave X-65 avançou para a Fase 3, com a proposta de eliminar as superfícies de controle tradicionais e adotar o controle de fluxo ativo.
Esse sistema permitirá que os pilotos controlem rotação, inclinação e guinada da aeronave utilizando o fluxo de ar, reduzindo o peso e a complexidade das aeronaves.
Uma aeronave experimental em escala real será construída pela Aurora Flight Sciences, subsidiária de pesquisa da Boeing, para testar o novo conceito e seus benefícios.
Espera-se que um protótipo funcional seja apresentado no início de 2025, com o primeiro voo oficial programado para ocorrer em meados do próximo ano.