Um estudo colaborativo envolvendo pesquisadores da China, Rússia, Estados Unidos e Canadá projeta que a China tem grandes chances de se tornar a maior economia mundial, ultrapassando os Estados Unidos até o ano de 2035.
O relatório, fruto de uma parceria entre instituições acadêmicas e econômicas desses países, foi divulgado na Universidade Popular da China no último domingo.
Intitulado “Capitalizando o Interesse: Desenvolvimento de Alta Qualidade da China e Previsão para 2035”, o documento detalha como a valorização do yuan, a internacionalização da moeda chinesa e a dinâmica de competição de longo prazo com o dólar americano são fatores chave para esse desenvolvimento.
Segundo o estudo, se a China mantiver uma taxa de crescimento do PIB de aproximadamente 5% nos próximos anos e pelo menos 4% até 2035, ultrapassar a economia dos EUA é um cenário provável.
O relatório também destaca a importância crescente dos países em desenvolvimento como motores principais do crescimento econômico global, projetando que as altas taxas de crescimento dessas nações podem dobrar o PIB global na próxima década.
Com informações da Sputnik