Um ex-executivo da Yoozoo Games foi condenado à morte na sexta-feira pelo envenenamento em 2020 do fundador da renomada empresa chinesa de jogos, que tem ligações com Game of Thrones e a nova série da Netflix, “The Three-Body Problem”.
Xu Yao envenenou a comida do fundador da empresa, Lin Qi, em dezembro de 2020 por causa de uma disputa sobre a gestão do negócio, disse o Primeiro Tribunal Popular Intermediário de Xangai. O Hollywood Reporter, citando a mídia local, informou na época que Lin teria ficado enjoado por causa de uma xícara de chá pu-erh envenenado.
Lin, que tinha 39 anos, morreu cerca de 10 dias depois. A polícia deteve Xu alguns dias após a morte de Lin.
Quatro outras pessoas ficaram doentes, mas não morreram depois de Xu ter envenenado bebidas no escritório entre setembro e dezembro de 2020 devido a disputas com duas delas, afirmou o tribunal num comunicado.
Yoozoo detém os direitos cinematográficos de “O Problema dos Três Corpos”, uma trilogia de ficção científica chinesa best-seller, e Xu chefia uma subsidiária responsável pelos negócios relacionados a ela, de acordo com relatos da mídia chinesa.
Em setembro de 2020, a empresa concedeu à Netflix o direito de produzir uma adaptação da trilogia, informou na época a mídia estatal chinesa. É produzido pelos criadores de “Game of Thrones”, David Benioff e DB Weiss, e Lin foi listado como produtor executivo da série.
Yoozoo, também conhecida como Youzu Interactive, desenvolveu “Game of Thrones: Winter Is Coming”, um jogo baseado na série de TV.
Em 2000, Lin ocupava o 870º lugar entre os empresários mais ricos da China, com um património líquido de 6,8 mil milhões de yuans (mil milhões de dólares), de acordo com o Relatório Hurun, que acompanha os ricos da China.
Depois que Lin morreu, a BBC informou que sua empresa emitiu uma declaração emocionada em seu microblog oficial do Weibo.
“Adeus, jovens”, dizia, acrescentando: “Estaremos juntos, continuaremos a ser gentis, continuaremos a acreditar na bondade e continuaremos a lutar contra tudo o que é ruim”.
Publicado originalmente pela CBS News