O vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Zhou Qiangwu, anunciou nesta terça-feira que a instituição, criada pelo grupo Brics de economias emergentes, planeja disponibilizar aproximadamente 5 bilhões de dólares em empréstimos ao longo deste ano.
“Durante a epidemia, nossos negócios foram um pouco afetados, mas agora tudo está voltando aos trilhos”, afirmou Zhou à Reuters, durante o Fórum Anual de Boao.
Zhou não forneceu detalhes sobre os desafios enfrentados pelo banco durante o período da pandemia, mas destacou que a China e a Índia receberam uma parcela ligeiramente maior de investimentos do banco em comparação com outros membros.
Fundado em 2015 e sediado em Xangai, o Novo Banco de Desenvolvimento é uma iniciativa conjunta do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecidos coletivamente como países do Brics. A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ocupa atualmente o cargo de chefe da instituição.
Zhou, o vice-presidente, expressou sua expectativa de que a economia da China cresça cerca de 5% este ano, alinhada com as metas do governo chinês.
Com informações da Reuters