O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, emitiu um alerta na terça-feira sobre a possibilidade de Israel estar utilizando a fome como “método de guerra” na Faixa de Gaza, em razão das restrições ao acesso de assistência humanitária na região.
Um relatório da ONU publicado na segunda-feira pela Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC) aponta que a fome é uma ameaça iminente no norte de Gaza, com possibilidade de ocorrência entre março e maio, devido à limitada ajuda humanitária e às hostilidades contínuas.
Volker Turk destacou que o bloqueio imposto por Israel a Gaza nos últimos 16 anos devastou a economia local, criando uma forte dependência de ajuda externa e impactando severamente os direitos humanos dos civis.
A extensão dessas restrições por parte de Israel, somada à conduta nas hostilidades, pode configurar o uso da fome como um crime de guerra.
O comunicado do alto comissário da ONU enfatiza a urgência de evitar a crise alimentar projetada, atribuindo a situação a uma combinação de fatores, incluindo as restrições israelenses à entrada de ajuda humanitária e bens comerciais, deslocamento da população e destruição de infraestrutura civil vital.
Com informações da Sputnik