Menu

ONU alerta: Bloqueio israelense pode levar a fome em Gaza como método de guerra

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, emitiu um alerta na terça-feira sobre a possibilidade de Israel estar utilizando a fome como “método de guerra” na Faixa de Gaza, em razão das restrições ao acesso de assistência humanitária na região. Um relatório da ONU publicado na segunda-feira pela Classificação Integrada […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reuters

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, emitiu um alerta na terça-feira sobre a possibilidade de Israel estar utilizando a fome como “método de guerra” na Faixa de Gaza, em razão das restrições ao acesso de assistência humanitária na região.

Um relatório da ONU publicado na segunda-feira pela Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC) aponta que a fome é uma ameaça iminente no norte de Gaza, com possibilidade de ocorrência entre março e maio, devido à limitada ajuda humanitária e às hostilidades contínuas.

Volker Turk destacou que o bloqueio imposto por Israel a Gaza nos últimos 16 anos devastou a economia local, criando uma forte dependência de ajuda externa e impactando severamente os direitos humanos dos civis.

A extensão dessas restrições por parte de Israel, somada à conduta nas hostilidades, pode configurar o uso da fome como um crime de guerra.

O comunicado do alto comissário da ONU enfatiza a urgência de evitar a crise alimentar projetada, atribuindo a situação a uma combinação de fatores, incluindo as restrições israelenses à entrada de ajuda humanitária e bens comerciais, deslocamento da população e destruição de infraestrutura civil vital.

Com informações da Sputnik

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes