O Partido Liberal (PL) estabeleceu uma condição para o seu apoio aos candidatos às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado: o comprometimento em pautar projetos que concedam anistia a Jair Bolsonaro e seus aliados, atualmente sob investigação por uma suposta tentativa de golpe de Estado que visava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este posicionamento foi relatado pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta sexta-feira, 24 de março de 2024.
Além da anistia, o partido demonstra interesse em promover a votação de propostas alinhadas com a sua agenda ideológica e conservadora, enfatizando temas de segurança pública e valores familiares. O PL, com sua significativa representação de 91 deputados e 12 senadores, pretende usar seu peso político para influenciar as decisões legislativas.
No encerramento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, foram atribuídos a Bolsonaro crimes que vão desde associação criminosa a tentativas de subverter o Estado Democrático de Direito, culminando na possível imposição de medidas restritivas ao livre exercício dos direitos políticos. As penas para esses delitos, se somadas, podem alcançar até 29 anos de reclusão.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!