Num desafio claro à tentativa do governo de Israel de destruir a reputação da principal agência humanitária da Palestina, a UNRWA, grupos privados de Cingapura iniciaram uma intensa campanha de doação à instituição, que alcançou valores recordes.
À medida que a fome se aprofunda em Gaza, os esforços de ajuda da UNRWA foram impulsionados por 4,6 milhões de dólares doados pelo povo de Singapura, graças a uma campanha recorde de angariação de fundos por parte da Fundação Rahmatan Lil Alamin do país. Esta é a segunda parcela de um total de 6 milhões de dólares que a RLAF arrecadou numa campanha pública que se estendeu de meados de outubro a meados de novembro de 2023.
A Fundação Rahmatan Lil Alamin (RLAF), ou Fundação Blessings to All, entregou um cheque à UNRWA depois de angariar o dinheiro de indivíduos, organizações não governamentais e doadores empresariais, numa demonstração de apoio generalizado ao povo de Gaza.
A campanha estava originalmente prevista para durar duas semanas, mas uma onda de apoio levou a RLAF a estendê-la.
A RLAF já tinha enviado à UNRWA parte dos fundos que arrecadou e a entrega do cheque no domingo em Amã marcou o pagamento da segunda parcela.
“Cingapurianos de todas as origens estiveram unidos neste esforço de angariação de fundos”, disse Muhammad Faizal Othman, CEO da RLAF. “A resposta esmagadora, totalizando um valor recorde de 6 milhões de dólares para a RLAF, transcende a própria soma. Incorpora o espírito coletivo dos corações de Singapura que se estendem ao povo de Gaza.”
“A RLAF estende a sua mais profunda gratidão à UNRWA pela sua dedicação inabalável e muitas vezes perigosa em levar ajuda vital a Gaza. Juntos, através desta extraordinária manifestação de humanidade, provámos que gestos de compaixão podem ter um efeito transformador. Que isto sirva como um farol de esperança, iluminando um caminho para um futuro pacífico e mais brilhante”, disse ele.
A anterior campanha recorde da RLAF também foi conduzida com a UNRWA, em resposta às hostilidades de Maio de 2021 em Gaza, arrecadando 3,5 milhões de dólares.
O Chefe de Gabinete da UNRWA, Ben Majekodunmi, recebeu o cheque em nome da Agência. Ele saudou o pessoal da UNRWA no terreno por trabalhar heroicamente para fornecer ao povo de Gaza alimentos, água, abrigo e outra assistência, mas destacou que ainda está longe de ser suficiente.”
Agradeceu ao povo e ao governo de Singapura pelos seus esforços para fornecer suprimentos de emergência – observando que este esforço interpessoal enormemente bem-sucedido proporcionaria esperança e conforto ao povo de Gaza durante este período sombrio.
“O tipo de apoio moral e financeiro que vem dos cingapurianos é realmente o que mantém as pessoas vivas”, disse ele.
A Ministra das Relações Exteriores de Cingapura, Dra. Vivian Balakrishnan, e o Ministro de Estado Sênior, Zaqy Mohamed, também participaram do evento, juntamente com cinco membros do parlamento do país.
Com informações do portal da UNRWA.