A China coletou mais de 530 mil recursos de germoplasma agrícola durante um censo nacional sobre esses recursos que terminou em 2023, de acordo com uma conferência do setor de sementes aberta em Sanya, Província de Hainan, sul da China, no domingo.
A China resgatou 746 recursos agrícolas raros e ameaçados de extinção, incluindo kiwi de grande porte e porco de orelha grande Hetao, e encontrou 51 novas espécies, incluindo o iaque de Pamir, conforme a conferência.
O censo cobriu campos de cultura, gado e ave e espécies aquáticas em 625 mil aldeias de 2.323 distritos em todo o país.
Esta pesquisa geral realizou uma avaliação completa dos tipos, quantidade, distribuição e características dos recursos e suas mudanças nas últimas décadas, lançando assim as bases para futuros trabalhos de proteção e utilização, bem como formulação de políticas relacionadas, conforme o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais.
O foco dos esforços de proteção e utilização será redirecionado para a identificação precisa e utilização compartilhada para atender à demanda de inovação de criação e desenvolvimento industrial, disse a pasta.
Fonte: Xinhua