Menu

Participação dos salários no PIB aumentou já no primeiro ano do governo Lula

A massa de rendimentos do trabalho registrou um significativo aumento de 11,7% em 2023, indicando uma mudança na economia brasileira. Isso é evidenciado pela redução na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das empresas, que sofreu uma queda real de 9%. Esses dados, provenientes da Receita […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AGÊNCIA BRASIL

A massa de rendimentos do trabalho registrou um significativo aumento de 11,7% em 2023, indicando uma mudança na economia brasileira.

Isso é evidenciado pela redução na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das empresas, que sofreu uma queda real de 9%.

Esses dados, provenientes da Receita Federal e analisados pelo economista Marcos Hecksher do Ipea, foram divulgados em uma reportagem da Folha de S. Paulo.

A diminuição dos lucros empresariais aponta para uma reconfiguração na distribuição da riqueza, sugerindo um possível retorno aos níveis anteriores à pandemia.

Essa tendência, identificada por Samir Cury do Insper, sugere um aumento na participação dos salários no Produto Interno Bruto (PIB), possivelmente revertendo os índices observados na última década. Embora essas mudanças sejam favoráveis para a renda dos trabalhadores, representam desafios para o setor empresarial.

Com informações da Folha

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes