O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá nesta quarta-feira, 20, com a previsão de diminuir a taxa básica de juros, a Selic, de 11,25% para 10,75% ao ano.
Espera-se que a decisão, prevista para ser divulgada após as 18h, marque a sexta redução consecutiva da taxa, potencialmente alcançando o menor nível desde fevereiro de 2022.
Analistas financeiros antecipam uma continuidade no processo de redução da Selic ao longo de 2024, com estimativas apontando para uma taxa de 9% ao final do ano.
A decisão do Copom levará em consideração projeções futuras baseadas no sistema de metas de inflação para os próximos anos, com a meta de inflação definida em 3% para este ano, permitindo uma variação de 1,5% a 4,5%.
A partir de 2025, a meta permanecerá em 3%, com a mesma margem de oscilação.
O cenário econômico apresenta sinais de aquecimento, evidenciado pelo crescimento do PIB, aumento no número de empregos e atividade econômica no início de 2024, fatores que podem influenciar as decisões sobre a política monetária.
Especialistas apontam para a criação de empregos e a resiliência do setor de serviços como indicadores positivos, mas recomendam prudência diante das surpresas negativas na inflação recente.
Com informações do G1