A Energy Vault, empresa sediada na Suíça, anunciou a interconexão e operação inversa de energia de seu sistema Rudong EVx na rede estatal chinesa, marcando o início da comercialização do primeiro sistema de armazenamento de energia por gravidade (GESS) em escala de rede.
Este marco no armazenamento de energia é seguido pelo anúncio de mais três projetos GESS na China, demonstrando um compromisso crescente com soluções de armazenamento de energia inovadoras.
Os projetos incluem um sistema de 17MW/68MWh em Zhangye, Gansu, próximo a fontes de energia renovável e à rede nacional; um projeto de 50MW/200MWh em Ziuquan, Gansu; e um sistema de 25MW/100MWh em Huailai, Hebei. Esses projetos, já em construção, também estão localizados próximos a fontes de energia renovável, enfatizando a integração com a rede nacional.
A seleção dos sistemas EVx de Rudong e Zhangye pela Administração Nacional de Energia da China como “novos projetos piloto de demonstração de armazenamento de energia” sublinha a importância crescente da tecnologia no suporte à transição energética do país para fontes renováveis e na estratégia de descarbonização.
Paulo Roberto Caldeira Pontes
20/03/2024 - 11h49
Quanto a fonte de energia, achei maravilhoso, desde que seja realmente em benefício da humanidade, quanto a prisão de Bolsonaro, não vejo motivo.