Empresa americana apresenta Blackwell B200, o chip mais poderoso do mundo!

A NVIDIA lançou uma nova série de ‘superchips’ de IA. Crédito da imagem: NVIDIA

Nvidia anuncia a inovadora plataforma Blackwell para IA, incluindo o B200, o chip mais avançado do mundo

Nvidia surpreendeu ao lançar sua nova plataforma Blackwell, uma série de chips de IA de nova geração visando eficiência energética aprimorada e desempenho computacional superior. Durante a GTC, o CEO Jensen Huang destacou o B200 e o GB200 “superchip”, que prometem revolucionar o funcionamento das máquinas de IA.

A homenagem a David Harold Blackwell, um matemático renomado, nomeia a série que supera os chips H100 em velocidade – aumentando de sete a 30 vezes – e reduzindo o consumo de energia em 25 vezes. A plataforma inclui tecnologias avançadas para aceleração computacional e espera-se que seja adotada por grandes organizações, recebendo elogios de líderes do setor.

A transição da Nvidia para GPUs especializadas em IA reflete seu sucesso na adaptação às necessidades do data center, com receitas de data center superando significativamente as de jogos. O GB200 NVL72, um sistema de data center líquido-refrigerado, destaca-se ao combinar 36 GB200s para um desempenho 30 vezes superior ao das GPUs H100 para inferência LLM, prometendo economias significativas de custo e energia.

Esta aceleração não apenas beneficia a execução de modelos atuais de IA mas também facilita o desenvolvimento de modelos mais complexos, abordando a demanda por maior poder computacional no campo da IA. A adoção e desempenho real da plataforma Blackwell, competindo com Intel e AMD, serão observados conforme os parceiros começam a implementá-la, com disponibilidade prevista para o final do ano.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.