Os Emirados Árabes Unidos, conhecidos por seus projetos arquitetônicos ousados como o Burj Khalifa e o resort em forma de lua em Dubai, estão agora contemplando um novo feito de engenharia: um túnel subaquático de aproximadamente 1.800 quilômetros ligando o país à Índia.
O projeto, ainda em fase conceitual, foi proposto pela National Advisor Bureau Limited, sediada em Masdar.
Este túnel, pensado para não interferir com o tráfego marítimo e resistir às condições adversas do mar, destina-se ao transporte de passageiros, turistas, trabalhadores, bens e suprimentos estratégicos por meio de um trem bala literalmente embaixo d’água.
O túnel será dividido em outros três compartimentos principais para acomodar carga, petróleo ou gás e o fluxo de água, com a intenção de exportar petróleo dos Emirados Árabes Unidos para a Índia e importar água excedente do rio Narmada.
Vale destacar que o projeto prevê o uso de trens ultra-rápidos, capazes de alcançar velocidades entre 600 a 1.000 km/h, prometendo uma viagem entre Mumbai e a estação de Fujairah em apenas duas a quatro horas.
A ideia surgiu pela National Advisor Bureau Limited, que também está por trás de outros projetos inovadores como o UAE-Iceberg, e tem atraído atenção internacional desde antes da pandemia.
Embora ainda esteja em fase conceitual, o potencial deste túnel subaquático para fortalecer os laços comerciais entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia é significativo, com informações atualizadas sobre o projeto divulgadas até 2021.
Confira o vídeos de apresentação!