Apoiada pela Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Contraf/CUT, Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa) e outras entidades representativas Fabiana Uehara foi eleita a nova representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa.
Fabiana teve 50,88% dos votos válidos de empregados da ativa, contra 49,12% de seu adversário no segundo turno. O CA da Caixa é responsável por decidir estratégias de longo prazo do banco público, levando em conta os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade.
CA Caixa
O Conselho de Administração da Caixa é a principal instância decisória do banco e possui oito membros: o presidente do banco, seis conselheiros indicados pelo governo federal e um eleito pelos empregados.
Conquista histórica dos trabalhadores, como resultado da luta das entidades sindicais e associativas, a eleição de representante dos empregados na Caixa tornou-se uma realidade a partir de 2013.
O papel do conselheiro eleito é representar os anseios dos trabalhadores, defender a integridade do banco e fiscalizar as ações da gestão.