O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira, 12, que irá financiar R$ 200 milhões do plano de inovação da Intelbras, empresa de capital aberto especializada no desenvolvimento de soluções para residências inteligentes e sistemas de segurança.
Conforme relatado pela coluna Painel S. A., da Folha de S. Paulo, o crédito disponibilizado se enquadra na linha BNDES Mais Inovação, com custo financeiro baseado na Taxa Referencial (TR), representando aproximadamente 2% ao ano. Esse investimento está alinhado com a política industrial brasileira, que tem metas definidas até 2033.
“A neoindustrialização do Brasil é uma diretriz fundamental do governo Lula e, para isso, a atuação do Estado, a partir de uma relação colaborativa e complementar com o mercado, é indispensável”, declarou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O suporte do BNDES à Intelbras visa ampliar a competitividade da empresa no setor de produtos eletrônicos e acelerar a adoção de tecnologias voltadas para a geração de energia limpa. José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, ressaltou que o investimento em inovação é uma oportunidade para as empresas brasileiras desenvolverem tecnologias essenciais para o futuro, como a inteligência artificial.