No último domingo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, deve pagar R$ 30 mil a Janaína Diniz, filha da atriz e modelo Leila Diniz, por publicação não autorizada de uma imagem.
A fotografia, veiculada nas redes sociais de Michelle em fevereiro do ano passado, exibe Leila Diniz em um protesto de 1968, durante o regime militar, junto a outras atrizes renomadas.
A publicação, que comparava a imagem de Michelle Bolsonaro ao lado da de Leila Diniz e atrizes como Eva Todor e Tônia Carrero, tinha como intenção celebrar a conquista do voto feminino.
No entanto, Janaína Diniz argumentou que a utilização da imagem de sua mãe sem permissão constituía uma violação, solicitando a remoção do conteúdo e indenização de R$ 52,8 mil.
A decisão judicial destacou a deturpação do contexto original da fotografia por parte da postagem de Michelle Bolsonaro, apontando que Leila Diniz era reconhecida por sua defesa da democracia.
A juíza Ingrid Charpinel Reis mencionou a polarização política recente como um pano de fundo para a publicação inapropriada.
Janaína Diniz expressou no processo que o uso político não autorizado da imagem de sua mãe contrariava os princípios e valores defendidos por Leila Diniz.